Formação docente e democratização da gestão na escola pública
Mots-clés :
Formação de Docente, Coordenação Pedagógica, Democratização da GestãoRésumé
O objetivo do trabalho é discutir a importância da formação docente para atuar na coordenação pedagógica, entendida como função mediadora na construção do processo de democratização da gestão, na escola pública. Trata-se de um estudo bibliográfico que apresenta aspectos políticos e teórico-práticos da gestão democrática, discute a formação de docentes e a democratização da educação, contextualizando-as no processo de elaboração das políticas educacionais e da reestruturação das forças produtivas. Finalmente, apresenta as instâncias colegiadas como espaço que podem possibilitar a formação política dos sujeitos, contribuindo assim para a construção de uma escola pública de qualidade socialmente referenciada, voltada para os interesses dos trabalhadores.
Téléchargements
Références
APPLE, M. W. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 30 de out. 2013.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em . Acesso em: 03 abr. 2014.
BRASIL. Lei nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Estabelece o plano nacional de educação. Disponível em: Acesso em: 04 de mar. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Documento-Base da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010). Brasília: MEC, v. 1, 2010.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE). Planejando a Próxima Década Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014.
DOURADO, L. F. A gestão democrática e a construção de processos coletivos de participação e decisão na escola. In: FERREIRA, N. S. C. AGUIAR, M. A. da S. Para onde vão a orientação e a supervisão educa-cional? São Paulo: Papirus, 2003, p.149-160.
FALCÃO FILHO, J. L. Réquiem para um curso. In: Revista Perspectiva, v. 8, n. 14. jun., p. 58 - 89, Florianópolis, 1990. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10514/10037. Acesso em: 06 mai. 2009.
FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. In: Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr-jun. 2012.
GOHN, M.G. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2001.
KUENZER, A. Z. Trabalho Pedagógico: da Formação à Unitariedade Possível. In: AGUIAR, M. A. S. FERREIRA, N. S. C. (orgs.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas. São Paulo: Papirus, 2002, p. 47 – 78.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público: Londrina. Planta, 2004.
PARO, V. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PERONI, V. M. V. A democratização da educação em tempos de parceria entre o público e o privado. In: Revista Educação Pública, Cuiabá. v. 9. N. 40. p. 215-227. maio. ago., 2010.
RUIZ, M. J. F. A democratização da escola pública no Estado do Paraná (1983-2010). EDUEL: Londrina, 2014.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1999.
VEIGA, Z. de P. A. As Instâncias Colegiadas da Escola. In: VEIGA, I. P. A. REZENDE, L. M. G. de. (Orgs.).
Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 11. ed. Campinas: Papirus, 2007, p. 113-125.
WOOD, E. M. Democracia e Capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.