O projeto colaborativo OBEDUC/UFMT/ e seus desdobramentos em redes de estudos e pesquisa

Auteurs

  • Simone Albuquerque da Rocha

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.166
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Mots-clés :

OBEDUC, Formação de Professores iniciantes, Projeto colaborativo e redes de pesquisa

Résumé

O artigo socializa as atividades de estudos e pesquisas em redes de ensino e de colaboração desenvolvidas pelo projeto OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI a partir de sua aprovação no edital n.49 de 2013, tendo o início de suas atividades em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMT/Câmpus de Rondonópolis (CUR). A proposta do projeto objetiva levantar, analisar e propor alternativas para o que apresentam os pro-fessores em início de carreira acerca de seus dilemas, enfrentamentos, desafios e necessidades formativas. O OBEDUC/UFMT /CUR delegou aos professores a autoria da pauta de sua formação e nesse processo a articulação entre a coordenação, os mestrandos, os graduandos e as escolas, envolve as redes municipal e estadual de ensino. Deste projeto colaborativo surgem as pesquisas dos envolvidos a partir dos estudos coletivos em redes de formação, resultando em produções que subsidiam e fomentam temas pouco explo-rados nessa área. Evidenciou-se ainda que a participação das escolas e de seus professores iniciantes tem modificado a cultura de inserção dos iniciantes no campo do trabalho docente.

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Publiée

2017-06-30

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ROCHA, S. A. da. O projeto colaborativo OBEDUC/UFMT/ e seus desdobramentos em redes de estudos e pesquisa. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 123–142, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.166. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/166. Acesso em: 3 juill. 2024.

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