NUPEDOC: Formação Humana, Arte, Infância e Pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.185Mots-clés :
Formação de professores; infância; psicologia histórico-culturalRésumé
O núcleo de pesquisa tem como eixo central dos estudos a formação de professores para a infância e atua na linha de pesquisa Educação e Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Os estudos e pesquisas fundam-se na perspectiva histórico-cultural com foco na escola, na cultura, na arte, na estética e em suas relações com a formação humana e a ação do professor e seus desdobramentos. O Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC) vem se organizando a partir de quatro eixos: a) formação inicial e continuada de professores para a infância; b) prática de ensino como co-formadora (ênfase na relação escola/universidade); c) desenvolvimento estético de professores e crianças; d) reflexões conceituais e metodológicas pautadas nos pressupostos teóricos e metodológicos de Vigotski e Bakhtin.
Téléchargements
Références
BIGATON, Roslei Aparecida Sinderski. Perfil Social, Economico e Cultural dos Professores do Município de Balneário Camboriú. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
BONFATI, C. O estágio na formação de professoras para a educação infantil: as significações das estagiárias do curo de pedagogia. 2017. Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, Florianópolis, 2017.
CASTRO, J. S. de. A docência na educação infantil como ato pedagógico. 2016. Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, Florianópolis, 2016.
HELLER, A. O Cotidiano e a História. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
GUINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfología e história. Trad, de Frederico Carotti. São Paulo: Cia. das Letras 1989
KOZULIN, Alex. La Psicologia de Vygotsky. Madrid, Alianza, 1994.
LATERMAN, I. Ação Docente e Campo de Possibilidades: configuração nos contextos institucional, político e social. Anais da 28 Reunião ANPED. Caxambu:2005. GT: Sociologia da Educação / n.14.
LATERMAN, I. Ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental: entre tantas possibilidades. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 1, p. 05-18, jan./abr. 2010.
LATERMAN, I.; NUNES, C. M. Brincar e estudar: para além das dicotomias tradicionais. In: Diana Carvalho De Carvalho; Ilana Laterman; Leandro Belinaso Guimarães; Nelita Bertolotto. (Org.). Relações interinstitucionais na formação de professores. 1ed. Araraquara: Junqueira e Marins, 2009, v., p. 31-48.
LATERMAN, I. Que os professores perguntem, testem e brinquem. In: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009, BRAGA. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) Universidade Minho, 2009. v. 1. p. 1246-1257.
LATERMAN, I. Nas asas de freinet: a voz e a vez de todos na vida da escola. In.: Laterman e Agostinho (org.) Perspectivas do estágio curricular na formação docente: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Florianópolis: NUP, 2017. P 207-222.
MACHADO, Maristela Vanzuita. Professora: sujeito em formação. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, 2005.
NADALETO, Cristiane. Prática de Ensino, Emoção e Afeto. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. São Paulo, Vozes, 2007.
PETRI, Claudia Maria. Olhares, Significações e Silêncios: a Produção de Conhecimentos na Prática de Ensino. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Orientadora: Luciane Maria Schlindwein.
PFEIFFER, Karl L. Estética, ou: Proust pode hoje encontrar Farinelli? Revista Filosofia Política – Departamento de Filosofia, Curso de Pós-Graduação em Filosofia IFCH/UFRGS. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. Série III, n.2, p. 86-102.
PINO, Angel, Imaginário e Produção Imaginária: Reflexões em Educação. In: DA ROS, S.Z.; MAHEIRE, K.;ZANELLA, A.V. (Org). Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: Sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34 jan./abr. 2007 p. 94-103.
SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Perfil dos professores das séries iniciais no município de Balneário Camboriú. 2004a. Relatório de Pesquisa (PIPG).
SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Perfil Social Econômico e Cultural dos Professores das Séries Iniciais do Município de Itajaí. 2004b. Relatório de Pesquisa (PIBic).
SCHLINDWEIN, L. M. Formação de Professores, memória e imaginação. In: DA ROS, Silvia Z; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. (org.) Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006.
SCHLINDWEIN, Luciane Maria. 2005. Imaginação e Arte na Formação de Professores do Ensino Fundamental. 2005. Relatório de Pesquisa (PIBic).
SCHLINDWEIN, Luciane Maria. 2006-2008. A Formação Estética do Professor do Ensino Básico: o papel da música. Pesquisa em andamento financiada pelo edital Universal da FAPESC.
SCHLINDWEIN, L. M. & NADALETO, C. Memoriais como instrumentos de Pesquisa e Tomada de Consciência. In: Ética e Metodologia: Pesquisa na Educação. Coleção Plurais Educacionais, 1ª ed. Itajaí: Editora UNIVALI e Editora Maria do Cais, 2006, v. 4.
SOARES, Maria Luiza Passos. Educação Estética – Investigando Possibilidades a Partir de um Grupo de Professoras. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Angel Pino Sirgado.
VIGOTSKI, L. S. As bases da pedologia. Leningrado, Editora do Instituto Pedagógico de Leningrado, 1935. // Vigotski, L. S. Aulas sobre pedologia. 1933-1934. Iviejsk, Editora da Universidade de Udmursk, 1996. Tradução de Márcia Pileggi Vinha (do original em russo).
VYGOTSKY, L.S. Obras Escogidas, Vol. III. Madrid: Visor, 1995.
VIGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, L. S. A Educação Estética. In: Psicologia Pedagógica. Porto Alegre, Artmed, 2003. cap. 13, p.225-248.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madrid, Visor, 1982.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.