A formação docente na Educação Profissional e Tecnológica no IFNMG

Auteurs

  • Wanderson Pereira Araújo IFNMG
  • Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana Universidade de Brasília - UnB / PPGE

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.227
Abstract views: 870 / PDF downloads: 625

Mots-clés :

Formação docente, Professores do EBTT, Educação Profissional Tecnológica, IFNMG

Résumé

Este artigo teve como objetivo a análise de como é desenvolvida a proposta de formação docente para os professores na educação profissional e tecnológica (EPT) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso, tendo como método o materialismo histórico-dialético, para a qual se utilizou a pesquisa documental e bibliográfica. Verificou-se que as políticas educacionais relativas à formação de professores para a EPT têm sido remodeladas de acordo com os ajustes do sistema capitalista, tendo como finalidade a melhoria das condições e reprodução ampliada do capital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

ARAÚJO, Wanderson Pereira. A formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica no IFNMG-Campus Januária. 2014. 195f. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Formação de Professores da Educação Básica. Parecer CNE/CP n. 01/2002. Diário
Oficial da União de 09/04/2002, Seção 1, p. 31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne>. Acesso em 20 de maio de 2013.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível Superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP n. 9, de 08/05/2001. Brasília, DF: DOU, 18.01.2002.
______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 06 nov. 2012.
______. Lei n.11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e dá outras providências. Diário Oficial da União de 30/12/2008. Brasília, 2008.
______. Resolução n. 2 de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em: < http://www.portal.mec.gov.br/setec/.../legisla_tecnico_resol02_26junho_1997> Acesso em: 06 de jun. 2013.

CIAVATTA, Maria. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Educação Superior em debate, v.8, set. 2008. Brasília: Inep.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1985.
DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir (Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI). Brasília, DF: MEC/Unesco, 2001.
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS. Programa Institucional de Desenvolvimento dos Servidores (PIDS). IFNMG, 2013. Disponível em: <http://www.ifnmg. edu.br />. Acesso em: 06 de ago. 2013.
______. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). IFNMG, 2008. Disponível em: <http://www.ifnmg. edu.br / documentosinstitucionais>. Acesso em: 06 de ago. 2013.
______. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). IFNMG, 2013. Disponível em: <http://www.ifnmg. edu.br/documentosinstitucionais>. Acesso em: 06 de fev. 2014.
JIMENEZ Susana Vasconcelos; MAIA FILHO, Osterne Nonato. A chave do saber: um exame crítico do novo paradigma educacional concebido pela ONU. In: SANTOS, Deribaldo; JIMENEZ, Susana; QUIXADÁ VIANA, Cleide Maria Quevedo; RABELO, Jackline (Orgs.). Educação pública, formação profissional e crise do capitalismo contemporâneo. Fortaleza: EdUECE, 2013. p. 113-134.
JIMENEZ, Susana Vasconcelos. Mercantilização do ensino e reprodução do capital. Fortaleza, 2010. (mimeo).
KUENZER, Acácia Zeneida. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Educação Superior em debate, v. 8, set. 2008. Brasília: Inep.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 8-22, jun. 2008.
______. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MEC/Inep (Org.). Formação de professores para educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/Inep, 2008, v. 8, p.67-82.
______. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. LOPES, Eliane Marta Teixeira; PEREIRA, Ricardo Marcelo (Orgs.). Conhecimento e inclusão social: 40 anos de pesquisa em educação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
MARX, Karl. O capital: capítulo inédito de O capital, resultados do processo de produção imediata. ed. 2. São Paulo: Centauro, 2004.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
SANTOS, Deribaldo. Graduação tecnológica no Brasil: crítica à expansão do ensino superior não universitário. Curitiba, PR: CRV, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Ed. Unijui, 2005.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009.
______. A prática pedagógica do professor de didática. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.

Téléchargements

Publiée

2019-08-30

Comment citer

ARAÚJO, W. P.; QUIXADÁ VIANA, C. M. Q. A formação docente na Educação Profissional e Tecnológica no IFNMG. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 89–104, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i21.227. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/227. Acesso em: 22 nov. 2024.