Curso de pedagogia: Formação do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental

Auteurs

  • Geslani Cristina Grzyb Pinheiro Grupo Educacional Uninter
  • Joana Paulin Romanowski Centro Universitário UNINTER
Abstract views: 5153 / PDF downloads: 6763

Mots-clés :

Conteúdos da Docência, Curso de Pedagogia, Formação de Professores

Résumé

A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente, os cursos de licenciatura preparam o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade em formar esse profissional para a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, conforme instituído na LDBEN/96 e nas Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia (DCNs). Partindo desse pressuposto, o presente texto expressa resultado de investigação realizada com o objetivo de compreender como se institui a formação do professor para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa de um curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior privada de Curitiba-PR. A proposta deste curso prioriza a formação docente no curso. Foram realizadas entrevistas com professores e coordenadora, questionários com alunos e análise dos TCCs e da proposta do curso. Os referenciais teórico metodológicos que embasam o estudo consideram Gatti (2009), Brzezinski (1996), Martins (1998), Waschowicz (2009), Scheibe e Aguiar (1999), Gauthier (1998), Veiga (2009), Garcia (1999), Romanowski (2007), Libâneo e Pimenta (2006), Pimenta (2004). Os resultados apontam que a docência é a base da formação do pedagogo no curso investigado, nos conteúdos de todas as disciplinas, fundamentos teóricos e conhecimentos específicos da prática de ensino, a ênfase é o método.Destarte, a formação para a docência na educação infantil indica aponta lacunas, o enfoque da docência são os anos iniciais do ensino fundamental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRANDAO, C. F. LDB – passo a passo. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96). Comentada e interpretada artigo por artigo. São Paulo: Avercamp, 2003.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. 7. ed. Campinas: Papirus, 1996.
BRASIL. Decreto-Lei n° 1.1190 de 04 de abril de 1939. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2009.
BRASIL. Decreto-Lei n° 8.530 de 2 de janeiro de 1946. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2009.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇAO. Resolução CNE/CP N. 1° de maio de 2006.
FONTANA, M. I. A prática da pesquisa: relação teoria e prática no curso de Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
GATTI, B.; BARRETO, E. S. de S. (Coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. p. 117-131.
GAUTHIER, P. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Rio Grande do Sul: INIJUÍ, 1998.
KUENZER, A. Z. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.) Gestão democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez. 1998, p. 33-58.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2007.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2006. p. 11-57.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2007.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Editora Porto, 1999.
MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. Campinas: Papirus, 1998.
MARTINS, P. L. O. A relação conteúdo-forma: expressão das contradições da prática na escola capitalista. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 12. ed. Campinas: Papirus, 2007. p. 77-103.
MARTINS, P. L. O. As formas e as práticas de interação entre professores e alunos. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006. p. 75-100.
MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: IBPEX, 2007.
MORAES, M. C. M. (Org.) (2003). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. Curitiba: IBPEX, 2007.
ROMANOWSKI; J. P.; ROUSSENAU, L.; URBANETZ, S. T.. Relatório de pesquisa. Curitiba: FACINTER, 2005. Em arquivo particular.
SANTOS, O. J. Fundamentos sociológicos da educação. “Lato Sensu” em Psicopedagogia – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Fumec, Belo Horizonte, 2005. p. 13-50.
SCHEIBE, L. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, v. 37, p. 30-50, 2007.
SCHEIBE, L. Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação. Ensino em Revista, UFU, v. 17, p. 95-110, 2010.
SCHEIBE, L.; AGUIAR, M. A. Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de Pedagogia em questão. In: Formação de profissionais da educação, políticas e tendências. Educação e Sociedade. Campinas, CEDES, v. 68, p. 220- 237, dez. 1999.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, C. S. B. Curso de pedagogia no Brasil: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000.
SOLIMANO, A. The middle class and the development process. Santiago: CEPAL, 2008.
VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.
VIEIRA, S. R. A trajetória do curso de Pedagogia – de 1939 a 2006. Rio Grande do Sul: FURG, 2008.
WASCHOWICZ, L. A. O método dialético na didática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1991.
WASCHOWICZ, L. A. Pedagogia mediadora. Petrópolis: Vozes, 2009.

Téléchargements

Publiée

2010-12-18

Comment citer

PINHEIRO, G. C. G.; ROMANOWSKI, J. P. Curso de pedagogia: Formação do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 136–151, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/23. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles