Formação inicial de professores para a educação básica em uma universidade tecnológica: trajetórias de reformulação das licenciaturas numa perspectiva colaborativa
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.236Mots-clés :
Fórum de Licenciaturas, Universidade Tecnológica, Trabalho ColaborativoRésumé
O artigo tem como objetivo apresentar o processo de reformulação das licenciaturas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, decorrente das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, definidas na Resolução CNE No 02/2015 e do movimento institucional que alicerçou esse processo, numa perspectiva colaborativa. Para isso, apresenta-se aspectos históricos da constituição da universidade tecnológica, sua história voltada à formação de professores e origem das licenciaturas na universidade. Em seguida, discute-se as políticas de gestão 2016/2020daPró-Reitoria de Graduação da UTFPR que, no intuito de articular suas políticas institucionais à necessidade de fortalecimento da identidade das licenciaturas, propõeos Fóruns dos Cursos de Licenciaturas– ForLic. É nesse movimento que se dá a construção de uma Política Institucional de Formação de Professores, como compromisso para a melhoria da educação pública e de sua articulação com a comunidade, contexto em que se dá a criação da Comissão para Formação de Professores para a Educação Básica na UTFPR. No conjunto de princípios que norteiam a constituição dessas políticas, destacam-se os eixos: articulação com a educação básica,educação inclusiva, tecnologias na formação de professores e no contexto da universidade.
Téléchargements
Références
CHAPECÓ. Resolução CONSUNI CGAE / UFFS no 2/2017, de 21 de fevereiro de 2017. Política Institucional da UFFS para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consunicgae/2017-0002>. Acessado em 01 de junho de 2018.
DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00299.pdf. Acessado em 20 de julho de 2018.
LEITE, José Carlos Corrêa (Org.). UTFPR: uma história de 100 anos. 1ª ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2010. Disponível em <portal.utfpr.edu.br/.../produtos/...utfpr/...utfpr... /livro_centenario_utfpr_site(1).pdf>. Acessado em 25 de julho de 2018.
PELOTAS. Resolução COCEPE/UFPel no 25/2017, de 14 de setembro de 2017. Política Institucional da Universidade Federal de Pelotas para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2017/04/Resolu%C3%A7%C3%A3o-25.2017-COCEPE-1.pdf>. Acessado em 01 de junho de 2018.
SOUZA, Flávia Dias de. Fórum de Licenciaturas da UTFPR como espaço colaborativo de formação e consolidação da identidade dos cursos. Anais do EDUCERE – XIII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUCPR, 2017. Disponível em <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/27684_14232.pdf>. Acessado em 25 de julho de 2018.
UTFPR, PPI -Projeto Político Pedagógico Institucional, 2007. Disponível em http://portal.utfpr.edu.br/documentos/reitoria/documentos-institucionais/ppi/ppi-2007. Acessado em 12 de agosto de 2018.
UTFPR. REUNI - Plano de Reestruturação e Expansão da UTFPR. Aprovado pelo COUNI, Deliberação No 17/2007, de 20/12/2007. Disponível em < http://www.utfpr.edu.br/reuni/documentos/Plano%20REUNI%20da%20UTFPR%20-%20Aprovado%20COUNI-MEC.pdf>. Acessado em 20 de julho de 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.