Caminhos e descaminhos na formação docente para o trabalho com os estudantes com altas habilidades/superdotação

Auteurs

  • Carina Alexandra Rondini Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE)

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.246
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Mots-clés :

Formação Docente. Aluno Superdotado. Estratégias Pedagógicas.

Résumé

Refletir-se-á a formação docente para o trabalho com estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), dialogando os resultados de dois levantamentos de campo. O primeiro investigou o ideário sobre as AH/SD de graduandos de licenciaturas, pedagogia e psicologia que frequentaram um curso de difusão de conhecimento sobre o tema. O segundo, a concepção que professores, das séries iniciais do ensino fundamental, têm sobre a dinamização da sala de aula e instrumentos, materiais e recursos que as escolas, nas quais trabalham, possuem para tal ação. Para os graduandos, foi aplicado um questionário com questões fechadas e, para os professores, um outro questionário com questões abertas. Se, por um lado, os profissionais ainda em formação não se deparam com o assunto antes de sua prática e apresentam conceitos advindos do senso comum, os docentes já formados e em exercício tão pouco dão conta de executar práticas pedagógicas que beneficiem os estudantes com AH/SD.

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Publiée

2019-12-02

Comment citer

RONDINI, C. A. Caminhos e descaminhos na formação docente para o trabalho com os estudantes com altas habilidades/superdotação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 79–94, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i22.246. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/246. Acesso em: 24 nov. 2024.