Formação e práticas decoloniais de professores formadores: contrariando o instituído
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.334Résumé
O presente artigo tem como objetivo apresentar práticas docentes decoloniais de professores formadores que transgridem o que está instituído em suas salas de aula. Essas práticas envolvem o encontro cultural com suas variadas possibilidades para promover o ensino e a aprendizagem significativa dos alunos. A formação inicial e continuada tem participação nessa modificação de olhar e influem diretamente na prática docente, quando esses professores, futuros ou atuantes, adquirem conhecimentos sobre determinadas maneiras, tais como a etnomatemática, para auxiliar a sua prática docente. É o desenvolvimento, de certa forma, da insubordinação criativa, maneiras de insurgências que contribuem para refletir sobre a estruturação da colonialidade do poder, do ser e do saber. A metodologia utilizada foi tipo etnográfica com imersão in lócus e realização de rodas de conversa, resultando em experiências enriquecedoras. A pesquisa aponta que estratégias de ensino diversificadas promovem aprendizagens mais eficazes e modificam a atuação dos professores.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.