Contribuições do Programa Residência Pedagógica à formação inicial de futuros professores de línguas: aspectos da parceria colaborativa

Auteurs

  • Caroline Carnielli Biazolli UFSCar
  • Isadora Valencise Gregolin UFSCar
  • Joceli Catarina Stassi-Sé UFSCar

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.420
Abstract views: 1567 / PDF downloads: 1563

Mots-clés :

Programa Residência Pedagógica., Parceria colaborativa., Formação inicial., Professores de línguas.

Résumé

Este artigo busca analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) à formação de licenciandos em Letras de uma instituição pública do interior paulista, bem como problematizar aspectos da parceria colaborativa entre universidade e escolas que têm fomentado discussões sobre a reformulação curricular do referido curso. Para isso, discutimos as concepções e princípios que embasam a formação docente inicial nessa instituição, apresentamos a proposta da primeira edição do programa e os desafios impostos pela pandemia para o desenvolvimento da segunda edição. Concluímos que a nova configuração dos estágios remotos evidenciou a importância de momentos presenciais para a constituição de identidades docentes. Ao mesmo tempo, favoreceu o engajamento dos estagiários com o próprio processo de aprendizado da docência e possibilitou uma maior interação com os preceptores, consolidando a parceria que vem sendo construída na última década.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2018.
CAPES. O Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: <https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 13 set. 2020.
CRUZ, G. B. da. A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Educar em Revista, Curitiba, n. 29, p. 191-205, 2007. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/er/n29/13.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2019.
FARIA, E. de; SOUZA, V. L. T. de. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Psicol. Esc. Educ., v. 15, n. 1, p. 35-42, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v15n1/04.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.
FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, M. A. R. S.; GILBERTO, I. J. L. A prática docente e a construção de saberes pedagógicos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 212-224, maio/ago. 2011. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24177/17155>. Acesso em: 17 jan. 2019.
FOERSTE, E. Parceria na formação de professores. Revista Iberoamericana de Educación, v. 34, n. 3, p. 1-12, 31 dic. 2004. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/view/3547/4045>. Acesso em: 24 abr. 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GAUTHIER et al. Por uma teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GIROUX, H. Pedagogia crítica como projeto de profecia exemplar: cultura e política no novo milênio. In: IMBERNÓN, F. (Org.) A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 65-75.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, Cortez.
LIBERALI, F. C. Construir o inédito viável em meio a crise do coronavírus – lições que aprendemos, vivemos e propomos. In: LIBERALI, F. C. et al. (Orgs.). Educação em tempo de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 13-21.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8/6>. Acesso em: 25 maio 2010.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
RODRIGUES, M. A. Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 5-24, out.-dez. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n55/11.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2014.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.
ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 285-300, maio/ago. 2010. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2416/2332>. Acesso em: 10 jul. 2016.
SACRISTÁN, J.G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. São Paulo: Penso editora, 2017.
SANTOS, O. J. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas, SP: Papirus, 1992.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 13. p. 5-24, jan./fev./mar./abr. 2000. Disponível em: <http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2001.

Téléchargements

Publiée

2021-04-15

Comment citer

CARNIELLI BIAZOLLI, C.; VALENCISE GREGOLIN, I.; CATARINA STASSI-SÉ, J. Contribuições do Programa Residência Pedagógica à formação inicial de futuros professores de línguas: aspectos da parceria colaborativa. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 155–170, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.420. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/420. Acesso em: 21 nov. 2024.