Journal de formation: les étudiants en sciences sociales et leurs processus de formation

Auteurs

  • Erivania de Morais UERN
  • Irene UFRN

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.488
Abstract views: 660 / PDF downloads: 805

Mots-clés :

Journal de Formation; Formation des Enseignants; Auto-formation.

Résumé

Este artigo objetiva refletir sobre a formação docente a partir da alternativa metodológica “Diário formativo”, que foi desenvolvida com estudantes da licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, durante um curso de extensão, denominado de “Formação e profissão de professores em ciências sociais: perspectivas teóricas-metodológicas e os desafios da prática” realizado em 2019. Assim, elencamos como objetivos específicos: Problematizar o diário formativo como uma alternativa metodológica possível para o processo de formação e autoformação; Contextualizar os sujeitos da pesquisa; Apontar reflexões preliminares acerca da escrita dos diários formativos. Para desenvolver uma reflexão acerca dos objetivos, optamos por uma metodologia de caráter qualitativo, com revisão teórica pautado em Ardoino (1998); Barbosa (1998; 2000; 2008);  Barbosa e Hess (2010); Hess e Weigand (2006), entre outros e análise parcial dos diários formativos dos estudantes participantes da pesquisa. Para as análises, nos apoiamos numa perspectiva multirreferencial e em Bardin (2010) com análise de conteúdo, no qual, foi possível evidenciar: a relevância de construir alternativas de escrita de si; o fomento de uma formação autônoma, crítica e reflexiva; e autoformação que permita o sujeito se perceber no processo formativo e transformar suas ações na sua relação com cotidiano.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In:_ BARBOSA, J. G. (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998. p. 24-41.
BARBOSA, J. G. Educação para a formação de autores – cidadãos. In:_ BARBOSA, J. G. (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998. p. 7-13.
BARBOSA, J. G; HESS, Hemi. O Diário de pesquisa: O estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liberlivro, 2010.
BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Apresentação. In: __ BARBOSA, J. G; HESS, Hemi. O Diário de pesquisa: O estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liberlivro, 2010. p. 15-20.
BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Org.). Autores cidadãos: a sala de aula na perspectiva multirreferencial. São Carlos/São Bernardo: EdUFScar/EdUFSMESP, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edicões 70, 2010.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 34 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BORBA, Sérgio da Costa. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. In: ___ BARBOSA, J. G. (Org). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998. p. 11-19.
CANDAU, Vera Maria (org.). Reinventar a Escola. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
FORMIGA, Maria das Graças Freire; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Jornal de Pesquisa e a quebra de resistência à escrita. In:_ BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Cadernos de Reflexão e Debates. São Bernardo do Campo: Marília Claret Geraes Duran, abr. 2006. p. 52-65.
HESS, Remi; WEIGAND, Gabriele. A escrita implicada. In:_ BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Cadernos de Reflexão e Debates. São Bernardo do Campo: Marília Claret Geraes Duran, abr. 2006. p. 14-25.
LAHIRE, Bernard. Patrimónios individuais de disposições: para uma sociologia à escala individual. Sociologia, problemas e práticas, n.º 49, 2005, p. 11-42
MELO, Elda Silva do Nascimento. Campo social e representação social da formação docente: o olhar dos agentes. Natal, RN, 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós Graduação em Educação.
MORAIS, Erivania Melo de. Encontros reflexivos dialogais (ERD): Um recurso possível nas ciências humanas e sociais. Educação & Linguagem. v. 22, n. 2. p. 193-206, jul.-dez. 2019.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.

Téléchargements

Publiée

2021-09-15

Comment citer

DE MORAIS, E.; IRENE ALVES DE PAIVA. Journal de formation: les étudiants en sciences sociales et leurs processus de formation. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 27–44, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i27.488. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/488. Acesso em: 22 nov. 2024.