O estágio não obrigatório remunerado na formação de professores
Elementos históricos e legais
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.604Mots-clés :
Formação de professores, estágio não obrigatório, trabalhoRésumé
O objetivo deste trabalho é apresentar a constituição histórica e legal do estágio na formação dos professores. Elege como ponto específico o estágio não obrigatório remunerado, entendido como componente extracurricular nos cursos de graduação e com forte incidência na prática social. Destaca a constituição dos estágios no contexto da industrialização e modernização da sociedade brasileira e os principais marcos legais resultantes das reformas educacionais. Com base em pesquisa documental, utilizando-se da abordagem crítico-dialética, analisa os dispositivos legais relativos aos estágios e a relação com a formação e trabalho docente destacando a dimensão do estágio como ato educativo e como trabalho. Evidencia que o estágio não obrigatório remunerado, enquanto dimensão teórico-prática, é fundamental para o processo formativo-educativo, no entanto, pode se constituir em exploração da força de trabalho dos estagiários quando não observados os requisitos necessários para acompanhamento, planejamento e desenvolvimento das atividades relacionadas ao estágio nas instituições de ensino.
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(c) Tous droits réservés Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, Ângela Maria Silveira Portelinha (Autor) 2022
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