Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador

Auteurs

  • Marly Krüger de Pesce
  • Marli Elisa Dalmazo Afonso de André
Abstract views: 6666 / PDF downloads: 10443

Mots-clés :

Formação Docente, Professor Pesquisador, Procedimentos didáticos

Résumé

A pesquisa representa um recurso significativo para o desenvolvimento profissional do professor e deve ser promovida no curso de graduação. Há, porém, diferentes concepções do que significa formar o professor pesquisador. Este artigo discute alguns resultados obtidos em uma pesquisa que teve como objetivo compreender como professores formadores têm desenvolvido a formação do professor pesquisador. Para isso, foram realizadas entrevistas com quatros professores e oito acadêmicos dos últimos anos de quatro cursos de licenciatura. Os dados foram analisados com base nos princípios da Análise Crítica do Discurso de Fairclough (1995). O estudo apontou que as professoras têm diferentes concepções do que é pesquisa. Reconhecem sua importância para a atividade docente como forma de atualizar os conteúdos específicos e de melhorar a prática pedagógica. Identifica-se uma sequência didática utilizada pelas professoras, que pode contribuir para a consolidação de um modelo de formação fundamentado na investigação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRÉ, Marli. O papel mediador da pesquisa no ensino da didática. In: ANDRÉ, M.; OLIVEIRA, M. R. (Orgs.). Alternativas do ensino da didática. Campinas/SP: Papirus, 1997. p. 19-36.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2006a. p. 55-69.

ANDRÉ, Marli. Ensinar a pesquisar... Como e para quê? In: ENDIPE. Recife, 2006b. p. 221-234.

COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, L. Susan. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities Sage Journals online - Review of Research in Education, Jan. 1999. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2011.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DUSSEL, Inés. A transmissão cultural assediada: metamorfoses da cultura comum na escola. In: Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 137, p. 351-365, maio/ago. 2009.

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis. London: Longman, 1995.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010.

IMBERNÒN, Francisco. La Formación y el desarrollo profesional del profesorado: Hacia una nueva cultura profesional. Barcelona: Graó, 1994.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas: Unicamp, v. 22, n. 74, p. 77-96, abr. 2001.

LÜDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2006. p. 27-54.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os Professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (Org.).

Os Professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

ZEICHNER, K. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas: Unicamp, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 09 maio 2011.

Téléchargements

Publiée

2018-06-21

Comment citer

KRÜGER DE PESCE, M.; DALMAZO AFONSO DE ANDRÉ, M. E. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 39–50, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/62. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles