Fóruns de EJA como espaço de formação continuada de professores: análises por meio de grupos de discussão
Mots-clés :
Fóruns de EJA, grupos de discussão, formação continuadaRésumé
O presente texto discute achados de pesquisa cuja elaboração está ligada ao documento Projeto de Educação de Jovens e Adultos que descreve uma proposta para a EJA na rede municipal de educação de Divinópolis/MG. No entanto, ao analisá-lo, percebe-se que foi elaborado por uma comissão de profes-sores que não discutem, no documento, sobre si mesmos ou sobre o seu trabalho. De todo o processo, ficou-se apenas o produto. A questão principal voltou-se então para o desvelar das experiências formadoras desses sujeitos. Para alcançá-las, tendo em vista a distância temporal em que se encontram, é necessário o desvendamento das memórias desses atores históricos, o que foi parcialmente alcançado pela análise de narrativas escritas. Entretanto, a necessidade de esmiuçar esses relatos fez com que a pesquisa os reunisse em um grupo de discussão e são os achados desse grupo que serão discutidos neste artigo. O principal deles está no delinear dos fóruns de EJA como espaços de formação de professores e para compreendê-los assim, empreende-se uma discussão sobre o conceito de formação, a metodologia do grupo de discussão e o histórico dos fóruns de EJA no Brasil.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.