Impactos da pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da educação básica do Distrito Federal

Autores

  • Vidiane Casimiro da Silva
  • Lisiane de Oliveira Porciúncula

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i17.156
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Palavras-chave:

Pós-graduação stricto sensu, Formação continuada de professores, Educação básica

Resumo

Este trabalho procurou investigar o impacto do crescimento da Pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da Educação básica que atuam na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), avaliando o comparativo entre o crescimento da Pós-graduação stricto sensu, nas áreas de Educação e Letras, nos últimos 10 anos com a relação de professores da Educação Básica atuantes na rede pública de ensino do DF que ingressaram e obtiveram os títulos de mestrado e/ou doutorado no mesmo período, possibilitando observar a evolução da formação continuada dos professores nesse nível de ensino. Também foram apontados aspectos que dizem respeito ao Sistema Nacional de Pós-graduação e o papel da CAPES no incentivo da formação continuada de professores em nível de Pós-graduação stricto sensu. Pesquisas realizadas sobre a formação continuada de professores foram analisadas. As conclusões confirmam o avan-ço no envolvimento de professores da Educação Básica atuantes na rede pública de ensino do DF com a Pós-graduação stricto sensu e ao mesmo tempo a importância de esforços adicionais de incentivo para um crescimento mais expressivo de ingressos e titulações.

 

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

SILVA, V. C. da; PORCIÚNCULA, L. de O. Impactos da pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da educação básica do Distrito Federal. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 141–162, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i17.156. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/156. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigos