Igualdade de gênero e abordagem por competências: dificuldades na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.356Palavras-chave:
Competências, Professores, Treinamento, Gênero, RepresentaçõesResumo
A generalização da abordagem de competência do treinamento obrigatório oferecido aos futuros professores do sistema educacional espanhol parece tecnicamente fundamentada, acompanhada de uma suposta vocação de neutralidade que o torna incontestável, mas que se sobrepõe a uma lógica processual altamente dependente da implementação. Acreditamos que isso favorece a perda da capacidade reflexiva dos sujeitos do conhecimento. Isso contribui para o fortalecimento das representações discriminatórias com as mulheres, passando despercebidas pelas ferramentas metodológicas que a mesma abordagem oferece à comunidade educacional. Defendemos aqui que essa abordagem é parte fundamental de um projeto maior promovido por organizações internacionais, para a implantação de um modelo ideológico neoliberal por meio da institucionalização da racionalidade cognitiva. Da mesma forma, denunciamos a impotência do modelo contra os mandatos de gênero, devido à sua incapacidade de acessar os níveis em que os significados historicamente atribuídos a mulheres e homens são imóveis.
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