v. 12 n. 24 (2020): mai-ago/2020 – Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores

					Visualizar v. 12 n. 24 (2020): mai-ago/2020 – Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo quadrimestre de 2020 - número 24, do volume 12 maio - agosto de 2020.

Este segundo número de 2020 apresenta uma discussão inédita nas páginas da RBPFP – trata-se do dossiê com um tema palpitante abrindo um debate sobre os temas de Gênero e Sexualidade na/para a Formação Docente. Organizado por duas pesquisadoras de renome internacional nos seus respectivos campos de estudos.  Margareth Diniz (no campo da Psicanálise e Educação) nossa colega do GT8 e a Dra Ana Guil da Universidade de Sevilla (pesquisadora no campo dos Estudos de Gênero).

Os artigos referentes ao Dossiê que abrem este número conta com a colaboração de colegas da América Latina e Europa e serão apresentados oportunamente no artigo introdutório que contextualizam as temáticas (Gênero e Sexualidade) no campo da Formação Docente da autoria das pesquisadoras convidadas para coordenar o referido Dossiê.

Publicado: 2020-08-11

Apresentação

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 444 / PDF downloads: 0
    9-12
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.358

Artigos

  • Preâmbulo aos temas Gênero e Sexualidade na Formação Docente

    Margareth Diniz, Ana Guil (Autor)
    Abstract views: 830 / PDF downloads: 732
    13-26
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.355
  • Professores e Igualdade na Espanha. Notas legislativas Profesorado e Igualdad en España. Aspectos legislativos

    Consuelo Flecha-García (Autor)
    Abstract views: 302 / PDF downloads: 240
    27-38
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.343
  • Docência nas fronteiras: quilombo, raça e gênero

    Shirley Aparecida Miranda, Jairza Fernandes Rocha da Silva (Autor)
    Abstract views: 762 / PDF downloads: 658
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.348
  • Formação de professoras na Colômbia: dois projetos, duas tendências - 1874 – 1903

    Gabriela Hernandez-Vega (Autor)
    Abstract views: 386 / PDF downloads: 283
    53-64
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.352
  • Igualdade de gênero e abordagem por competências: dificuldades na formação de professores

    Ramón Pacheco, Elena Zubiaurre (Autor)
    Abstract views: 449 / PDF downloads: 348
    65-76
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.356
  • Formação e prática docente: sobre a visibilidade das professoras lésbicas.

    Cláudia Vianna, Tatiana Carvalho (Autor)
    Abstract views: 802 / PDF downloads: 525
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.336
  • Pedagogizar corpos e conformar subjetividades: O sintagma ideologia de gênero como exercício colonizador da educação

    Carlos Magno Camargos Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça (Autor)
    Abstract views: 622 / PDF downloads: 454
    91-104
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.338
  • Quando as crianças viadas interpelam a docência

    Paulo Nogueira (Autor)
    Abstract views: 661 / PDF downloads: 672
    105-120
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.341
  • Por uma educação não transfóbica: reconhecimento e produção de verdades trans na educação

    Marco Antonio Torres, Rubens Gonzaga Modesto, Thaynara Martins da Costa de Menezes (Autor)
    Abstract views: 689 / PDF downloads: 572
    121-134
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.339
  • Os planos curriculares de cursos em supervisão: um contributo para uma epistemologia da prática

    Jane do Carmo Machado, Ana Isabel Andrade, Rui Neves (Autor)
    Abstract views: 443 / PDF downloads: 324
    135-150
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.314
  • A influência da indução de professores principiantes na qualidade de ensino no 1º grau do Ensino Básico em Moçambique

    Geraldo Deixa, Rosalino Subtil Chicote, Elisa Carlos Gonçalves (Autor)
    Abstract views: 517 / PDF downloads: 454
    151-164
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.281
  • A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura

    Suelen Aparecida Felicetti, Irinéa de Lourdes Batista (Autor)
    Abstract views: 1885 / PDF downloads: 1197
    165-180
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.312
  • Docência em Educação Infantil: diálogo entre filosofia da infância e psicomotricidade relacional

    Rosalina Rocha Araújo Moraes, Silvana Mendes Sabino Soares, Ana Maria Monte Coelho Frota (Autor)
    Abstract views: 661 / PDF downloads: 681
    181-194