Sobre a Revista

Sobre

A “Formação Docente” – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP), publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT “Formação de Professores” (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

A trajetória histórica do GT 8 Formação de Professores da Anped tem suas origens no GT Licenciaturas, cursos de formação de professores, que no cenário das décadas de 1970 e 1980 no interior do Estado autoritário, vivenciava uma crise na formação de Professores mediado por um modelo de formação, sustentado na teoria tecnicista e atrelado ao chamado “currículo mínimo nacional”.

Foi no I Encontro Nacional de Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, em Belo Horizonte, em novembro de 1983, que se firmou um acordo com membros da Diretoria da ANPEd para se organizar um GT que viesse a tratar das questões que afetavam a formação de educadores.

Lançada a proposta, o “GT Licenciaturas” se constituiu e, no ano seguinte, reuniu-se na 7ª Reunião Anual (RA) da ANPEd, em Brasília,(1984). Foram aprofundadas as discussões para elaborar propostas de formação para as licenciaturas e para o curso de Pedagogia com base nos princípios e orientações contidos no documento final do encontro nacional de Belo Horizonte e, na 8ª RA em São Paulo (1985) o GT estruturado de forma mais compatível com as recomendações da ANPEd, organizando uma sessão para análise de pesquisas sobre o assunto. Em 1993, configurou-se uma nova identidade teórico-metodológica para o Grupo de Trabalho que passou a se chamar GT08 “Formação de Professores”, delineando o ethos do renovado GT.

A revista chegava na virada do século, As primeiras ideias sobre a Revista “Formação Docente” surgiram no começo da década 2000, no entanto, foi na 30ª RA que se conferiu maior materialidade à ideia e, em 2008, por ocasião do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), em Porto Alegre, pesquisadores do GT08 encaminharam decisões substantivas sobre a criação da Revista, tendo como seu primeiro editor o Prof. Dr. Júlio Emilio Diniz Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerias, e membro do GT.

“Formação Docente” – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores ao longo de sua trajetória sofreu algumas mudanças fruto das exigências da área de editoria de periódicos. Sua missão desde o seu surgimento é facilitar o intercâmbio nacional e internacional da produção de conhecimentos do campo da formação. A Revista é dirigida ao público de professores, pesquisadores e estudantes (Graduação e Pós-Graduação) das áreas de Educação e Ciências afins.

Comissão editorial e Coordenação do GT Formação de Professores – ANPED.

Periodicidade

A “Formação Docente” – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) a partir de 2024 adotara a modalidade de publicação contínua de artigos, online ahead of print” e ao final do ano se publicará o volume completo do ano calendário. Neste sentido a RBPFP não seguira mais a periodicidade quadrimestral de números mantida até 2023, mas seguirá publicando apenas um volume anual. No ano 2024 em dezembro reunirá todos os artigos publicados durante o ano e será organizado e publicado na página da revista o volume 16.

As Edições Especiais, quando necessárias serão determinadas pela Comissão Editorial Executiva sob demanda obedecendo os mesmos critérios que regem sua política de avaliação em Edições Regulares.

Política de Acesso Livre

Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) não cobra taxas de submissão e ou publicação para os autores. Oferece ao público interessado acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio da disponibilização gratuitamente do conhecimento científico ao público em geral, proporcionando maior democratização no acesso ao conhecimento.

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética

Os editores e membros dos conselhos editorial executivo e consultivo desta Revista se pautam pelas Diretrizes the Council of Science Editors - CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos: atualização de 2012 – utilizados pela Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC- Brasil, 2017.

Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf

Integridade e Prevenção de Plágio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma CopySpider.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saibamais em https://www.lockss.org/