Diálogos formativos entre a universidade e a escola no contexto do Pibid/Ucdb: contribuições para a formação docente
Palavras-chave:
Pibid, Formação de professores, Diálogo formativo, Parceria universidade-escolaResumo
O artigo apresenta as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O princípio norteador da proposta foi o trabalho colaborativo e, nessa perspectiva, o Pibid/UCDB, de 2012 a 2014, desenvolveu um trabalho integrado com quatro escolas públicas de Campo Grande (MS), envolvendo 120 bolsistas. Os bolsistas de iniciação à docência acompanharam as aulas dos professores nas escolas, estabelecendo um permanente diálogo com eles; realizaram visitas guiadas a museus e aos laboratórios da UCDB com os alunos das escolas; elaboraram materiais didáticos para diversas atividades lúdicas e pedagógicas nas escolas; participaram de reuniões de pais e mestres nas escolas, reuniões de planejamento, estudos e avaliações, como também de eventos científicos apresentando e discutindo os resultados de seus trabalhos; com essas atividades, tiveram a oportunidade de vivenciar as dimensões diagnóstica, reflexiva, de planejamento, execução e avaliação do trabalho docente, conhecendo os tempos, espaços e modus operandi das escolas e dos processos de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.