Diálogos formativos entre a universidade e a escola no contexto do Pibid/Ucdb: contribuições para a formação docente
Keywords:
Pibid, Formação de professores, Diálogo formativo, Parceria universidade-escolaAbstract
O artigo apresenta as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O princípio norteador da proposta foi o trabalho colaborativo e, nessa perspectiva, o Pibid/UCDB, de 2012 a 2014, desenvolveu um trabalho integrado com quatro escolas públicas de Campo Grande (MS), envolvendo 120 bolsistas. Os bolsistas de iniciação à docência acompanharam as aulas dos professores nas escolas, estabelecendo um permanente diálogo com eles; realizaram visitas guiadas a museus e aos laboratórios da UCDB com os alunos das escolas; elaboraram materiais didáticos para diversas atividades lúdicas e pedagógicas nas escolas; participaram de reuniões de pais e mestres nas escolas, reuniões de planejamento, estudos e avaliações, como também de eventos científicos apresentando e discutindo os resultados de seus trabalhos; com essas atividades, tiveram a oportunidade de vivenciar as dimensões diagnóstica, reflexiva, de planejamento, execução e avaliação do trabalho docente, conhecendo os tempos, espaços e modus operandi das escolas e dos processos de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.