Diálogos formativos entre a universidade e a escola no contexto do Pibid/Ucdb: contribuições para a formação docente

Auteurs

  • Flavinês Rebolo
  • Marta Regina Brostolin
Abstract views: 302 / PDF downloads: 936

Mots-clés :

Pibid, Formação de professores, Diálogo formativo, Parceria universidade-escola

Résumé

O artigo apresenta as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O princípio norteador da proposta foi o trabalho colaborativo e, nessa perspectiva, o Pibid/UCDB, de 2012 a 2014, desenvolveu um trabalho integrado com quatro escolas públicas de Campo Grande (MS), envolvendo 120 bolsistas. Os bolsistas de iniciação à docência acompanharam as aulas dos professores nas escolas, estabelecendo um permanente diálogo com eles; realizaram visitas guiadas a museus e aos laboratórios da UCDB com os alunos das escolas; elaboraram materiais didáticos para diversas atividades lúdicas e pedagógicas nas escolas; participaram de reuniões de pais e mestres nas escolas, reuniões de planejamento, estudos e avaliações, como também de eventos científicos apresentando e discutindo os resultados de seus trabalhos; com essas atividades, tiveram a oportunidade de vivenciar as dimensões diagnóstica, reflexiva, de planejamento, execução e avaliação do trabalho docente, conhecendo os tempos, espaços e modus operandi das escolas e dos processos de aprendizagem.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2015-06-30

Comment citer

REBOLO, F.; BROSTOLIN, M. R. Diálogos formativos entre a universidade e a escola no contexto do Pibid/Ucdb: contribuições para a formação docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 35–48, 2015. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/112. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice