Política e formação continuada de professores para a pesquisa na e com a escola do campo

Autores

  • Maria Iolanda Fontana
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Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Educação do campo, Políticas públicas

Resumo

Este artigo analisa a “formação em pesquisa” no âmbito do Programa Observatório da Educação (Obeduc), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e as reper-cussões dessa formação no trabalho de professores da escola do campo. Defende-se a efetividade de polí-ticas públicas para a pesquisa na formação e no trabalho de professores, como atividade constituinte de sua identidade e profissionalidade, isto é, como competência necessária à produção do conhecimento e à práxis pedagógica emancipadora. Adota-se a dialética na concepção do materialismo histórico como método de investigação, com o intuito de captar as contradições que determinam a realidade das categorias de análise “pesquisa”, “formação” e “trabalho docente”. Constata-se que a formação continuada no âmbito do Obeduc favoreceu a pesquisa e a produção do conhecimento de professores da universidade na e com os professo-res da escola do campo. No entanto, faltam políticas públicas que aliem a pesquisa na formação à dimensão do trabalho dos profissionais da educação, condição que demanda investimentos na valorização docente.

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Referências

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

FONTANA, M. I. Política e formação continuada de professores para a pesquisa na e com a escola do campo. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 99–114, 2015. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/125. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos