Política e formação continuada de professores para a pesquisa na e com a escola do campo
Mots-clés :
Formação continuada de professores, Educação do campo, Políticas públicasRésumé
Este artigo analisa a “formação em pesquisa” no âmbito do Programa Observatório da Educação (Obeduc), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e as reper-cussões dessa formação no trabalho de professores da escola do campo. Defende-se a efetividade de polí-ticas públicas para a pesquisa na formação e no trabalho de professores, como atividade constituinte de sua identidade e profissionalidade, isto é, como competência necessária à produção do conhecimento e à práxis pedagógica emancipadora. Adota-se a dialética na concepção do materialismo histórico como método de investigação, com o intuito de captar as contradições que determinam a realidade das categorias de análise “pesquisa”, “formação” e “trabalho docente”. Constata-se que a formação continuada no âmbito do Obeduc favoreceu a pesquisa e a produção do conhecimento de professores da universidade na e com os professo-res da escola do campo. No entanto, faltam políticas públicas que aliem a pesquisa na formação à dimensão do trabalho dos profissionais da educação, condição que demanda investimentos na valorização docente.
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