Política e formação continuada de professores para a pesquisa na e com a escola do campo
Palabras clave:
Formação continuada de professores, Educação do campo, Políticas públicasResumen
Este artigo analisa a “formação em pesquisa” no âmbito do Programa Observatório da Educação (Obeduc), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e as reper-cussões dessa formação no trabalho de professores da escola do campo. Defende-se a efetividade de polí-ticas públicas para a pesquisa na formação e no trabalho de professores, como atividade constituinte de sua identidade e profissionalidade, isto é, como competência necessária à produção do conhecimento e à práxis pedagógica emancipadora. Adota-se a dialética na concepção do materialismo histórico como método de investigação, com o intuito de captar as contradições que determinam a realidade das categorias de análise “pesquisa”, “formação” e “trabalho docente”. Constata-se que a formação continuada no âmbito do Obeduc favoreceu a pesquisa e a produção do conhecimento de professores da universidade na e com os professo-res da escola do campo. No entanto, faltam políticas públicas que aliem a pesquisa na formação à dimensão do trabalho dos profissionais da educação, condição que demanda investimentos na valorização docente.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 abr. 2008.
______. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes no fomento a programas de formação inicial e continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jan. 2009.
CALDART, R. S. Sobre educação do campo. In: SANTOS, C. A. (Org.). Por uma educação do campo: campo--políticas públicas-educação. Brasília, DF: INCRA/MDA, 2008. v. 7. p. 67-86.
CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009.
CAMPO MAGRO. Projeto Pedagógico da Escola do Campo Professora Mercedes Marques dos Santos, Secretaria Municipal de Educação do Município de Campo Magro, 2013.
CONTRERAS, J. Autonomia dos professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno edu-cativo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; LACERDA, M. P. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1229-1242, set./dez. 2009.
KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. LEITE, S. A. S.; COLELLO, S. M. G. (Org.). Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010.
MIRANDA, M. I. Pesquisa-ação escolar: uma alternativa de enfrentamento aos desafios educacionais. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (Org.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia: EDUFU, 2012.
MIRANDA, M. G.; RESENDE, A. C. A. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo.
Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33, p. 511-518, set./dez. 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educação do campo. Curitiba: SEED, 2006.SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.
Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1089-1111, dez. 2008.
SOUZA, M. A. Educação e movimentos sociais do campo: a produção do conhecimento no período de 1987 a 2007. Curitiba: UFPR, 2010.
SOUZA, M. A. Práticas educativas do/no campo. Ponta Grossa: UEPG, 2011.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.