Monitoria como espaço de formação docente inicial em Biologia sensível à diversidade cultural

Autores

  • Geilsa Costa Santos Baptista Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Laryssa Carneiro Santos Universidade Estadual Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.284
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Resumo

Apresentamos e discutimos os resultados de um estudo qualitativo cujo objetivo foi analisar a contribuição da monitoria em um componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santana, para a formação da identidade docente de uma licencianda que seja sensível à diversidade cultural. Trata-se de uma autobiografia, com coleta de dados baseada em anotações em diário de campo e análise de conteúdo. Quatro categorias temáticas foram geradas, indicando que a monitoria contribuiu na sensibilização da licencianda sobre a necessidade de atenção e consideração da diversidade cultural presente na sala de aula, e do respeito dos diferentes conhecimentos e práticas presentes no universo escolar.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

BAPTISTA, G. C. S.; SANTOS, L. C. Monitoria como espaço de formação docente inicial em Biologia sensível à diversidade cultural. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 95–110, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i22.284. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/284. Acesso em: 22 dez. 2024.