Docência em Educação Infantil: diálogo entre filosofia da infância e psicomotricidade relacional

Autores

  • Rosalina Rocha Araújo Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Silvana Mendes Sabino Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Ana Maria Monte Coelho Frota UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
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Palavras-chave:

Filosofia da infância, Psicomotricidade relacional, Docência na educação infantil

Resumo

A educação infantil assim como a docência nessa etapa educacional ainda enfrentam desafios em sua identidade. Face às discussões sobre direitos, currículos, práticas, avaliação, buscamos atender, adequadamente, às crianças. Diversas inquietações permeiam nosso imaginário e nutrem reflexões alinhavadas neste artigo que se propõe a um debate despretensioso de costuras e arremates; reflexivo e aberto ao processo de refazer-se à luz de tantas possibilidades de discussão sobre a docência na educação infantil. Das diversas lentes teóricas a partir das quais se pode abordar o assunto, priorizamos, neste estudo, a Filosofia da Infância e a Psicomotricidade Relacional: olhares distintos, porém similares nas concepções de crianças e infâncias. Essas abordagens oferecem contribuições substanciais à discussão em pauta, favorecendo uma construção da docência na educação infantil que fomente práticas comprometidas com a infância.

 

 

 

 

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Como Citar

ROCHA ARAÚJO MORAES, R. .; MENDES SABINO SOARES, S.; MONTE COELHO FROTA, A. M. Docência em Educação Infantil: diálogo entre filosofia da infância e psicomotricidade relacional. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 181–194, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/311. Acesso em: 18 abr. 2024.