A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.312Resumo
Os professores de diferentes níveis de ensino nem sempre estão preparados para lidar com as especificidades de aprendizagem evidenciadas na Educação Inclusiva (EI ) de alunos com deficiências. A compreensão desta afirmação leva a questionar: como acontecem as discussões dos processos de formação inicial e em serviço com os professores voltados à educação por esta perspectiva? Para responder à problemática objetivou-se compreender, com base na literatura, como está sendo discutida a formação docente voltada à EI de alunos com deficiências. Realizou-se uma revisão da literatura a respeito da formação por esta perspectiva, a qual forneceu materiais para abordar algumas tendências, relacionadas com a compreensão de EI, os objetivos da formação, orientações para tal procedimento e dificuldades encontradas. Evidenciou-se que existe preocupação em formar professores pra consolidar a inclusão, ação que representa uma maneira de fortalecê-la frente aos alunos com deficiências.
Downloads
Referências
BASSO, Sabrina Pereira Soares. Cursos de licenciatura na área de ciências: a temática inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 130 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação Para A Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2015. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/135946/000859076.pdf?sequence=1>. Acesso em: 22 jan. 2019.
BAZON, Fernanda Vilhena Mafra et al. A formação inicial de professores para a educação in/exclusiva. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 30, p. 130-156, 2015.
CHAMBAL, Luís Alfredo; BUENO, José Geraldo Silveira. A formação de professores na perspectiva da educação inclusiva em Moçambique: uma perspectiva crítica. Cadernos CEDES, v. 34, 2014.
ESCUDERO, Juan M.; MARTÍNEZ, Begoña. Educación inclusiva y cambio escolar. Revista iberoamericana de educación, v. 55, p. 85-105, 2011.
FERREIRA, Windyz B. Entendendo a discriminação contra estudantes com deficiência na escola. IN: Tornar a educação inclusiva / organizado por Osmar Fávero, Windyz Ferreira, Timothy Ireland e Débora Barreiros. – Brasília: UNESCO, 2009
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HEREDERO, Eladio Sebastian. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education, v. 32, n. 2, 2010, p. 193-208.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos CEDES, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224, 2014.
LOPES, Jéssica Fernanda; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Escola Inclusiva: um estudo sobre a infraestrutura escolar e a interação entre os alunos com e sem deficiência. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 20, n. 42, 2015.
MANTOAN, Maria Eglér. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Inclusão escolar: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. p. 15-29.
MINETTO, Maria de Fátima. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008. 135 p.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, p.139-158, 1992.
NUNES, Camila Almada. A formação continuada do docente para atuar na perspectiva da inclusão: a busca de contribuições para a prática pedagógica do professor da escola regular. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.
PEREIRA, Lidiane de Lemos Soares et al. Trajetória da formação de professores de ciências para educação inclusiva em Goiás, Brasil, sob a ótica de participantes de uma rede colaborativa. Ciência & Educação, v. 21, n. 2, p. 473-491, 2015.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.
PIOVESAN, Josiane Bertoldo et. al. A formação do professor na sala de aula: atitude frente à pessoa com deficiência. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 15, n. 4, 2019, p. 230-250.
PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa. Educar em Revista, v. 25, n. 33, p. 143-156, 2009.
PRIETO, Rosângela Gavioli. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas de educação no Brasil. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. Cap. 3. p. 31-69.
RODRIGUES, David. Educação inclusiva: mais qualidade à diversidade. In: RODRIGUES, David; KREBS, Ruy; FREITAS, Soraia Napoleão (Org.). Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais. Santa Maria: Editora UFSM, 2005. Cap. 2. p. 45-64.
SOUZA, Márcia Cristina de. Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos: ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica. 2013. 2012 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação, em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges; BENITE, Anna Maria Canavarro. Alfabetização científica e educação inclusiva no discurso de professores formadores de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 19, n. 3, p. 781-794, 2013.
VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges; BENITE, Anna Maria Canavarro. Sobre a educação inclusiva na formação de professores de Ciências: a tessitura dos currículos praticados. Acta Scientiarum, v. 33, n. 2, p. 239-245, 2011.
VITALIANO, C. R; VALENTE, Silvia Maria Pasello. A formação de professores reflexivos como condição necessária para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: Formação de professores para inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Célia Regina Vitaliano (Org.). Londrina: Eduel, 2010, p. 22-38.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.