Educação das relações étnico-raciais na residência pedagógica de sociologia

  • Cleyde Rodrigues Amorim Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Yamilia de Paula SIQUEIRA Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Sociologia no ensino médio. Programa residência pedagógica. educação étnico-Racial. Formação de Professores. Sociologia antirracista.

Resumo

Este texto objetiva discutir a formação de professores de Sociologia, no Programa Residência Pedagógica – Sociologia, e em especial a formação voltada para a educação das relações étnico-raciais. O Programa foi subsidiado pela agência governamental CAPES por 18 meses (2018/2020), e desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Vila Velha, região metropolitana de Vitória/ES. Para este trabalho nos utilizamos da pesquisa participante, observações e entrevistas. Os resultados do Programa Residência Pedagógica foram significativos para a formação dos licenciandos e para a formação continuada dos professores envolvidos, além de dinamizar as atividades didático-pedagógicas na escola. O estudo também apontou para a necessidade e importância da formação como fator preponderante para a discussão da história e cultura africana e afro-brasileira, prevista pela Lei 10.639/2003 no ensino brasileiro.

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Referências

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Publicado
15-04-2021
Como Citar
AMORIM, C. R.; SIQUEIRA, Y. DE P. Educação das relações étnico-raciais na residência pedagógica de sociologia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 13, n. 26, p. 123-136, 15 abr. 2021.