Educação das relações étnico-raciais na residência pedagógica de sociologia

Autores

  • Cleyde Rodrigues Amorim Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Yamilia de Paula SIQUEIRA Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.408
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Palavras-chave:

Sociologia no ensino médio. Programa residência pedagógica. educação étnico-Racial. Formação de Professores. Sociologia antirracista.

Resumo

Este texto objetiva discutir a formação de professores de Sociologia, no Programa Residência Pedagógica – Sociologia, e em especial a formação voltada para a educação das relações étnico-raciais. O Programa foi subsidiado pela agência governamental CAPES por 18 meses (2018/2020), e desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Vila Velha, região metropolitana de Vitória/ES. Para este trabalho nos utilizamos da pesquisa participante, observações e entrevistas. Os resultados do Programa Residência Pedagógica foram significativos para a formação dos licenciandos e para a formação continuada dos professores envolvidos, além de dinamizar as atividades didático-pedagógicas na escola. O estudo também apontou para a necessidade e importância da formação como fator preponderante para a discussão da história e cultura africana e afro-brasileira, prevista pela Lei 10.639/2003 no ensino brasileiro.

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

AMORIM, C. R.; SIQUEIRA, Y. de P. . Educação das relações étnico-raciais na residência pedagógica de sociologia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 123–136, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.408. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/408. Acesso em: 19 abr. 2024.