Educação das relações étnico-raciais na residência pedagógica de sociologia
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.408Mots-clés :
Sociologia no ensino médio. Programa residência pedagógica. educação étnico-Racial. Formação de Professores. Sociologia antirracista.Résumé
Este texto objetiva discutir a formação de professores de Sociologia, no Programa Residência Pedagógica – Sociologia, e em especial a formação voltada para a educação das relações étnico-raciais. O Programa foi subsidiado pela agência governamental CAPES por 18 meses (2018/2020), e desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Vila Velha, região metropolitana de Vitória/ES. Para este trabalho nos utilizamos da pesquisa participante, observações e entrevistas. Os resultados do Programa Residência Pedagógica foram significativos para a formação dos licenciandos e para a formação continuada dos professores envolvidos, além de dinamizar as atividades didático-pedagógicas na escola. O estudo também apontou para a necessidade e importância da formação como fator preponderante para a discussão da história e cultura africana e afro-brasileira, prevista pela Lei 10.639/2003 no ensino brasileiro.
Téléchargements
Références
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.
BRASIL. Presidência da República. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003(b). Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2003, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1º, de 17 de junho de 2004(b). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. de 2004, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. OCN-EM. Ciências Humanas e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Org. José Reginaldo Santos Gonçalves. Editora: UFRJ, 2008. Cap. 1 [p.17-58].
CRUZ, Eliane A. de S. ; OLIVEIRA, Luiz Fernandes; LINS, Mônica Regina F.. Ensino de Sociologia Antirracista: reflexões sobre formação docente. Inter-Legere, Natal, nº 18, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30a ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1996.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora SA, 2008.
GOMES, Nilma Lino. Educação e Relações Raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2a. ed. rev. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 143-154.
MALINOWSKI, Bronilaw. Os argonautas do pacífico Ocidental. Abril: São Paulo, 1973.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.