Residência pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des) caminhos formativos

Autores

  • Rosenilde Paniago Instituto Federal Goiano
  • Patrícia Gouvêa Nunes Instituto Federal Goiano
  • Celso Martins Belisário
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Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação, cujo foco foram experiências formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP)–Edital nº 6/2018, em um Instituto Federal de Educação. Objetivou-se identificar as experiências de aprendizagens da docência e analisar a possibilidade da formação para a investigação como contributiva para a práxis. Nesta pesquisa de natureza qualitativa, adotaram-se, como procedimentos de recolha de dados, narrativas dos estudantes, registradas em portfólio e análise documental. Os resultados indicaram como possibilidades de aprendizagens da docência, a interação com os alunos, a participação em eventos e o trabalho com projetos. Contudo, apesar do esforço da instituição em delinear, no projeto institucional e subprojetos, os princípios de uma formação na e para a investigação, a alta carga horária à regência a cumprir estipulada no edital do programa, fragilizou o processo formativo, sendo priorizadas mais atividades práticas em sala de aula em detrimento ao exercício da problematização, reflexão e investigação.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

PANIAGO, R.; NUNES, . P. G. .; BELISÁRIO, C. M. . Residência pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des) caminhos formativos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 67–80, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/414. Acesso em: 2 dez. 2024.