Residência pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des) caminhos formativos

Autores

  • Rosenilde Paniago Instituto Federal Goiano
  • Patrícia Gouvêa Nunes Instituto Federal Goiano
  • Celso Martins Belisário
Abstract views: 1047 / PDF downloads: 875

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação, cujo foco foram experiências formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP)–Edital nº 6/2018, em um Instituto Federal de Educação. Objetivou-se identificar as experiências de aprendizagens da docência e analisar a possibilidade da formação para a investigação como contributiva para a práxis. Nesta pesquisa de natureza qualitativa, adotaram-se, como procedimentos de recolha de dados, narrativas dos estudantes, registradas em portfólio e análise documental. Os resultados indicaram como possibilidades de aprendizagens da docência, a interação com os alunos, a participação em eventos e o trabalho com projetos. Contudo, apesar do esforço da instituição em delinear, no projeto institucional e subprojetos, os princípios de uma formação na e para a investigação, a alta carga horária à regência a cumprir estipulada no edital do programa, fragilizou o processo formativo, sendo priorizadas mais atividades práticas em sala de aula em detrimento ao exercício da problematização, reflexão e investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. (2ª ed). São Paulo: Cortez, 2011.

ABRAHÃO, M. H. M. B. Fontes orais, escritas e (áudio)visuais em pesquisa (auto)biográfica: palavra dada, escuta (atenta), compreensão cênica. O Studium e o punctum possíveis. In Abrahão, M. H. M.B.; Bragança, I. F. S.; Araújo, M. S. (Orgs.). Pesquisa auto (biográfica): fontes e questões. Curitiba: CRV, p.57-78, 2014.

ANPED, A Política de Formação de Professores no Brasil de 2018: uma análise dos editais CAPES de Residência Pedagógica e PIBID. Documento apresentado em audiência pública da Comissão Bicameral do CNE (Conselho Nacional de Educação) em o9 de abril de 2018. Acesso em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/formacaoprofessores_anped_final.pdf

AUTORES. Educação e Realidade, 2017.

AUTORES. Educação em Revista, 2018.

BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-residencia-pedagogica.pdf. Acesso em 20 de maio de 2018.

______. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 227, de 2007 sobre a “residência educacional a professores da educação básica”, de autoria do Senador Marco Marciel. Disponível em: < http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/80855>. Acesso em: 15/11/2019.

______. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 06, de 2014 que dispõe sobre a “residência pedagógica do Senador Ricardo Ferraçõ que altera a Lei 9394/96. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/115998. Acesso em: 15/11/2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 5 ed. Lisboa: Edições 70, Lda. 2013.

FARIA, Juliana Batista; Diniz-PEREIRA Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. R. Educ. Públ. Cuiabá v. 28 n. 68 p. 333-356 maio/ago. 2019.

FLORES, M. A. Desafios atuais e perspectivas futuras na formação de professores: um olhar internacional. In M. A. Flores (Org.), Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributos internacionais. Coimbra: Almedina, p.217-238, 2014.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, K A C P; CRUZ, S P. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação. E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018.

SILVESTRE, A. Magali. Práticas de estágio no Programa Residência Pedagógica da UNIFESP/Guarulhos. In: ANDRÉ, Marli (Org.). Práticas Inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016, p.147-164.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

PANIAGO, R.; NUNES, . P. G. .; BELISÁRIO, C. M. . Residência pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des) caminhos formativos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 67–80, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/414. Acesso em: 28 mar. 2024.