“O início é até meio assustador (...)!”: Inquietações docentes pela ótica de professoras iniciantes

Autores

  • Ingrid Cristina Barbosa Fernandes UFRJ
  • Giseli Barreto da Cruz UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.431
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Palavras-chave:

Inserção profissional docente. Inquietações docentes. Desenvolvimento profissional docente.

Resumo

O artigo trata da inserção profissional docente, tendo por objetivo compreender como inquietações de professores alfabetizadores afetam a sua docência no transcorrer da inserção profissional. Orientado pela pesquisa narrativa, articula as vozes de seis docentes, reconhecidas a partir dos dados obtidos com a aplicação de um questionário aos egressos de um curso de Pedagogia de uma instituição universitária. As narrativas foram construídas com base em entrevista, referenciadas por Galvão e Passeggi, Souza & Vicentini, e discutidas com o apoio de autores que tratam do desenvolvimento profissional docente, dentre eles: Alarcão & Roldão; Marcelo e Cochran-Smith. As constatações indicam, de um lado, que as inquietações se relacionam com a complexidade de lidar com a heterogeneidade das turmas, a resolução de conflitos e as cobranças pessoais; de outro, a potência da troca entre os pares como forma de enfrentamento das inquietações, que apesar de interpelar, não paralisa as docentes.

 

Palavras-chave: Inserção profissional docente. Inquietações docentes. Desenvolvimento profissional docente.

 

 

 

 

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Referências

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

BARBOSA FERNANDES, I. C.; BARRETO DA CRUZ, G. “O início é até meio assustador (...)!”: Inquietações docentes pela ótica de professoras iniciantes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 31–44, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.431. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/431. Acesso em: 2 dez. 2024.