Inovação pedagógica e currículo nos projetos político-pedagógicos em cursos de formação de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.500
Abstract views: 553 / PDF downloads: 498

Palavras-chave:

Inovação pedagógica. Currículo. Projeto político-pedagógico de curso. Formação de professores/as.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação acerca dos projetos político-pedagógicos de cursos (PPPC) presenciais na formação de professores/as de uma universidade pública federal. O estudo objetivou investigar as perspectivas de inovação pedagógica, no que se refere ao currículo, nos PPPCs das licenciaturas. A pesquisa está firmada em uma abordagem qualitativa e de estudo documental em dezoito PPPCs das licenciaturas como fonte para coleta de dados. Para a análise dos achados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que 66,7% dos currículos são potencialmente permeados por elementos de inovação pedagógica; no entanto, em 33,3% esses aspectos ainda aparecem de forma incipiente, principalmente no que se refere à promoção de espaços de participação dos diferentes segmentos da Instituição e em relação à acessibilidade pedagógica. Aponta-se a reestruturação iminente e contínua desses currículos, com vistas ao fazer coletivo e à valorização dos contextos locais.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

CUNHA, M. I. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. São Paulo: Cadernos Pedagogia universitária, 2008.

CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Revista Educ. Pesquisa. São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set., 2013.

FAZENDA, I.C. A. (Org.). Dicionário em Construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FINO, C. N. Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação). Texto apresentado no III Colóquio do DCE - UMa, Oficina B – Inovação e Supervisão, 2007.

FINO, C. N. Inovação pedagógica e ortodoxia curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 13-22, jan./abr., 2016.

GATTI, B. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

MASETTO, M. T. Inovação curricular no ensino superior. Revista e-curriculum. São Paulo, v. 7, n. 2, ago., 2011.

MELLO, E. M.; SALOMÃO DE FREITAS, D. P. A formação docente no viés da Inovação Pedagógica: processo em construção. XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: estado, políticas e gestão da educação: tensões e agendas em (des)construção. Anais ... [recurso eletrônico] João Pessoa-PB, p.1793-1802, 2017. Disponível em:
<http://www.anpae.org.br/XXVIIISIMPOSIO/publicacao/AnaisXXVIIISimposio2017.pdf > Acesso em: 08 mai. 2019.

SILVA, K. C.P.C. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Revista Linhas Críticas. Brasília, DF, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr., 2011.

SINGER, H. A inovação que vale a pena começa nas pessoas. 2015. Disponível em:
<http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/a-inovacao-que-vale-a-pena-comeca-naspessoas-diz-helena-singer-assessora-especial-do-mec/> Acesso em: 08 mai. 2019.

SINGER, H. Entrevista com Helena Singer: inovação como contraponto à retirada de direitos sociais. 2018. Disponível em: <http://movinovacaonaeducacao.org.br/noticias/entrevista-com-helena-singer-inovacao-como-contraponto-a-retirada-de-direitos-sociais/> Acesso em: 27 out. 2020.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Dom Pedrito, 2019. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/110/8/PPC_Ci%c3%aancias%20da%20Natureza_Dom%20Pedrito.pdf>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Uruguaiana, 2013. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/143/1/PPC_Ci%c3%aancias%20da%20Natureza_Uruguaiana.pdf>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Caçapava do Sul, 2018. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/104/7/PPC_Ciencias%20Exatas_Ca%c3%a7apava%20do%20Sul.pdf>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, São Borja, 2019. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/133/8/PPC_Ci%c3%aancias%20Humanas%20S%c3%a3o%20Borja_2019>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Dom Pedrito, 2019. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/111/10/PPC_Educa%c3%a7%c3%a3o%20do%20Campo_Dom%20Pedrito_2019.pdf>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História, Jaguarão, 2018. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/122/6/PPC_Hist%c3%b3ria_Jaguar%c3%a3o.pdf>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol e Literatura Hispânica, Jaguarão, 2017. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/bitstream/riu/4912/1/PPC%20Letras%20Espanhol%20e%20Literatura%20Hisp%c3%a2nica%20Jaguar%c3%a3o>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Bagé, 2019. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/90/5/PPC%20Letras%20Portugu%c3%aas_Bag%c3%a9.pdf>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura Pedagogia, Jaguarão, 2015. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/125/4/PPC_Pedagogia_Jaguar%c3%a3o.pdf>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas, Bagé, 2019. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cursodeletraslinguasadicionais/files/2019/06/ppc-letras-linguas-adicionais-2019.pdf>. Acesso em: dez. 2019.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática, Bagé, 2017. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/89/6/PPC%20Matem%c3%a1tica_Bag%c3%a9.pdf>. Acesso em: dez. 2019.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2002.

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, vol.23, n.61, p. 267-281, 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a02v2361.pdf > Acesso em: 08 mai. 2019.

VEIGA, I. P. A. Educação Básica e Educação Superior: Projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2012.

Downloads

Publicado

2022-04-16

Como Citar

MELLO, E. M. B.; BIAVASCHI , A. da S. . Inovação pedagógica e currículo nos projetos político-pedagógicos em cursos de formação de professores/as . Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 119–132, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.500. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/500. Acesso em: 24 nov. 2024.