Problemáticas e desafios da pesquisa qualitativa na educação brasileira sob o inesquecível olhar de Marli André
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.543Resumo
O nome de Marli André consagrou-se no cenário educacional brasileiro como grande referência das pesquisas qualitativas. Durante mais de cinco décadas, a pesquisadora não perdeu de vista as problemáticas e os desafios que permearam as pesquisas dessa vertente metodológica. Para melhor compreender o expressivo legado deixado por ela às diferentes gerações de pesquisadores que buscam fundamentar teórica e metodologicamente sua produção científica, este texto vale-se de um conjunto de artigos selecionados, publicados em diferentes periódicos nacionais. Situar, nos caminhos percorridos por André, questionamentos e avanços na produção de conhecimentos sobre a pesquisa qualitativa, possibilitou analisar os inúmeros desafios que a pesquisadora destacou em sua trajetória, especialmente aqueles decorrentes das dúvidas e soluções identificadas na formação de pesquisadores da área da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Marli André. Pesquisa Qualitativa. Problemáticas. Desafios. Formação de Pesquisadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.