Problemáticas e desafios da pesquisa qualitativa na educação brasileira sob o inesquecível olhar de Marli André

  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontificia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1639-0798
  • Neuza Bertoni Pinto Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC

Resumo

O nome de Marli André consagrou-se no cenário educacional brasileiro como grande referência das pesquisas qualitativas. Durante mais de cinco décadas, a pesquisadora não perdeu de vista as problemáticas e os desafios que permearam as pesquisas dessa vertente metodológica. Para melhor compreender o expressivo legado deixado por ela às diferentes gerações de pesquisadores que buscam fundamentar teórica e metodologicamente sua produção científica, este texto vale-se de um conjunto de artigos selecionados, publicados em diferentes periódicos nacionais. Situar, nos caminhos percorridos por André, questionamentos e avanços na produção de conhecimentos sobre a pesquisa qualitativa, possibilitou analisar os inúmeros desafios que a pesquisadora destacou em sua trajetória, especialmente aqueles decorrentes das dúvidas e soluções identificadas na formação de pesquisadores da área da educação. 

PALAVRAS-CHAVE: Marli André. Pesquisa Qualitativa. Problemáticas. Desafios. Formação de Pesquisadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-01
Como Citar
MARTINS, P. L. O.; NEUZA , B. P. Problemáticas e desafios da pesquisa qualitativa na educação brasileira sob o inesquecível olhar de Marli André. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 13, n. 28, p. 91-100, 1 dez. 2021.