Pesquisa em formação de professores do Grupo Práxis Educativa Dimensões e Processos

Autores

  • Joana Romanowski
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontíficia Universidade Católica do Paran´´a
  • Dilmeire Vosgerau Pontíficia Universidade Católica do Paran´´a

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.178
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Palavras-chave:

Formação de professores, Didática, Práticas de formação

Resumo

O texto aborda a trajetória do grupo de pesquisa Práxis Educativa - dimensões e processos com a finalidade de apresentar as pesquisas realizadas,  a linha metodológica e as análises empregadas pelo grupo em relação a prática pedagógica e formação de professores. O grupo realiza pesquisas sobre formação de professores e a prática docente focalizando a formação inicial e continuada de professores, o desenvolvimento profissional docente,  a didática e a integração das tecnologias digitais  nestes contextos. A linha metodológica de investigação considera como ponto de partida a prática pedagógica, pois assume como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática (MARTINS, 2009, 2016). A abordagem metodológica predominante nos estudos  é a qualitativa e assume a perspectiva de balanço considerando a historicidade, a totalidade das pesquisas  do grupo. As análises de dados se alternam entre as proposições de Bardin (2010) e Saldaña (2013). O grupo assume a concepção de realização de pesquisa na perspectiva de parceria entre os pesquisadores e entre grupos (COSTA, 1994). Essa concepção permite agregar como participantes professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino permitindo o intercambio e o cotejamento de uma produção de conhecimentos mediada pelo crivo da crítica coletiva.                          

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

ROMANOWSKI, J.; MARTINS, P. L. O.; VOSGERAU, D. Pesquisa em formação de professores do Grupo Práxis Educativa Dimensões e Processos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 53–66, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i18.178. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/178. Acesso em: 22 dez. 2024.

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