A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TEMPOS DA PANDEMIA DO COVID-19: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.564
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Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Ensino remoto durante a pandemia, Neurociências

Resumo

A necessidade de formação continuada de professores é uma questão emergente, apresentada como uma das metas a serem cumpridas pelo Plano Nacional de Educação vigente. O presente artigo apresenta o curso colaborativo denominado Multiplicadores, uma formação continuada de professores, que ocorreu durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do COVID-19. As aulas e discussões abordaram temas sobre Neurociência e Educação, Ensino e Aprendizagem no contexto da pandemia, com propósito de promover uma reflexão sobre a prática docente em regime de ensino remoto. Para coleta de dados, foram utilizados questionários; estes foram analisados segundo o método de Análise de Conteúdo proposto por Laurence Bardin. Os resultados demonstraram que, mesmo diante de todos os desafios da profissão docente, os professores participaram ativamente do curso, analisaram de forma crítica a sua atuação profissional e discutiram sobre a importância da valorização do trabalho.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

GOMES, L. L.; GUIMARÃES, M. H. U.; CRUZ, L. H. C. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TEMPOS DA PANDEMIA DO COVID-19: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 197–210, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.564. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/564. Acesso em: 13 jul. 2024.