Motivações, primeiras experiências e desafios: o que expressam os docentes universitários iniciantes?
Palavras-chave:
Docentes iniciantes, Ensino superior, Formação docenteResumo
Apresentam-se, no presente texto, resultados da pesquisa que buscou analisar as motivações que levaram profissionais de distintas áreas do conhecimento a escolher a docência universitária como profissão. Revelar as experiências iniciais e os desafios enfrentados pelos entrevistados tornou-se, também, objetivo da pesquisa. A investigação foi realizada com 27 docentes iniciantes que atuam em diferentes áreas do conhecimento, em variadas universidades do sul do país. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (1999), Pimenta (1999), Mayor Ruiz (2009), Cunha (2010) e outros. Os docentes registraram como motivação as influências familiares e de grupos de convivência. Reconheceram a ausência e a necessidade dos saberes pedagógicos para o exercício da docência na universidade. Concluímos que os docentes iniciantes precisam entender a docência como uma ação complexa, que exige uma multiplicidade de saberes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.