Motivações, primeiras experiências e desafios: o que expressam os docentes universitários iniciantes?
Keywords:
Docentes iniciantes, Ensino superior, Formação docenteAbstract
Apresentam-se, no presente texto, resultados da pesquisa que buscou analisar as motivações que levaram profissionais de distintas áreas do conhecimento a escolher a docência universitária como profissão. Revelar as experiências iniciais e os desafios enfrentados pelos entrevistados tornou-se, também, objetivo da pesquisa. A investigação foi realizada com 27 docentes iniciantes que atuam em diferentes áreas do conhecimento, em variadas universidades do sul do país. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (1999), Pimenta (1999), Mayor Ruiz (2009), Cunha (2010) e outros. Os docentes registraram como motivação as influências familiares e de grupos de convivência. Reconheceram a ausência e a necessidade dos saberes pedagógicos para o exercício da docência na universidade. Concluímos que os docentes iniciantes precisam entender a docência como uma ação complexa, que exige uma multiplicidade de saberes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.