Grupo de estudos em Intermulticulturalidade e Formação de Professores(as) – GEIFOP

Autores

  • Emília Freitas de Lima
  • André Luiz Sena Mariano Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.195
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Palavras-chave:

Formação de professores, Professores inciantes, Currículo em ação, Intermulticulturalidade

Resumo

O texto apresenta as principais características do Grupo de Estudos em Intermulticulturalidade e Formação de Professores(as) (GEIFoP). Sua estrutura contempla os elementos constantes das apresentações dos grupos participantes do III Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil, realizado de 3 a 4 de outubro de 2016, em Guarulhos SP. O grupo, iniciado em 2007, atua em três frentes: relações entre questões intermulticulturais e formação inicial e continuada de professores, enfatizando a discussão dos saberes docentes; relações intermulticulturais no currículo em ação; processos de aprendizagem profissional da docência, especialmente dos iniciantes. As pesquisas e intervenções realizadas pelo grupo impactam o currículo em ação nos anos iniciais do ensino fundamental, da educação de jovens e adultos e do ensino superior, assim como a formação de professores desses e para esses níveis e modalidade de ensino, tendo em vista a abordagem de questões intermulticulturais.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

DE LIMA, E. F.; MARIANO, A. L. S. Grupo de estudos em Intermulticulturalidade e Formação de Professores(as) – GEIFOP. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 19–30, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i18.195. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/195. Acesso em: 12 nov. 2024.