Motivações, primeiras experiências e desafios: o que expressam os docentes universitários iniciantes?

Autores/as

  • Beatriz Maria Atrib Zanchet Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Maurício Cesar Vitoria Fagundes Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Helenara Facin Universidade Federal de Pelotas - UFPel
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Palabras clave:

Docentes iniciantes, Ensino superior, Formação docente

Resumen

Apresentam-se, no presente texto, resultados da pesquisa que buscou analisar as motivações que levaram profissionais de distintas áreas do conhecimento a escolher a docência universitária como profissão. Revelar as experiências iniciais e os desafios enfrentados pelos entrevistados tornou-se, também, objetivo da pesquisa. A investigação foi realizada com 27 docentes iniciantes que atuam em diferentes áreas do conhecimento, em variadas universidades do sul do país. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (1999), Pimenta (1999), Mayor Ruiz (2009), Cunha (2010) e outros. Os docentes registraram como motivação as influências familiares e de grupos de convivência. Reconheceram a ausência e a necessidade dos saberes pedagógicos para o exercício da docência na universidade. Concluímos que os docentes iniciantes precisam entender a docência como uma ação complexa, que exige uma multiplicidade de saberes.

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Publicado

2018-06-20

Cómo citar

ATRIB ZANCHET, B. M.; VITORIA FAGUNDES, M. C.; FACIN, H. Motivações, primeiras experiências e desafios: o que expressam os docentes universitários iniciantes?. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 84–97, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/57. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos