Motivações, primeiras experiências e desafios: o que expressam os docentes universitários iniciantes?
Palabras clave:
Docentes iniciantes, Ensino superior, Formação docenteResumen
Apresentam-se, no presente texto, resultados da pesquisa que buscou analisar as motivações que levaram profissionais de distintas áreas do conhecimento a escolher a docência universitária como profissão. Revelar as experiências iniciais e os desafios enfrentados pelos entrevistados tornou-se, também, objetivo da pesquisa. A investigação foi realizada com 27 docentes iniciantes que atuam em diferentes áreas do conhecimento, em variadas universidades do sul do país. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (1999), Pimenta (1999), Mayor Ruiz (2009), Cunha (2010) e outros. Os docentes registraram como motivação as influências familiares e de grupos de convivência. Reconheceram a ausência e a necessidade dos saberes pedagógicos para o exercício da docência na universidade. Concluímos que os docentes iniciantes precisam entender a docência como uma ação complexa, que exige uma multiplicidade de saberes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.