O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.573
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Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Licenciaturas, Profissionalidade

Resumo

Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Brasília (UnB), com apoio financeiro do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), que teve como objetivo estudar os limites e potencialidades dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura dessa instituição para a construção da profissionalidade docente (ROLDÃO 2005; RIOS, 2010; CRUZ, 2017). Propõe-se a analisar, a partir da revisão da literatura e dos marcos legais sobre a temática, como os estágios estão dispostos nos Projetos Pedagógicos de seis cursos de licenciatura da Universidade de Brasília, quais sejam: Pedagogia, Física, Química, Matemática, Educação Física e História. Apesar do evidente esforço dos cursos de licenciatura da UnB para se adequarem à legislação vigente, são notáveis as diferenças nas propostas de estágios entre os cursos, o que demonstra a necessidade de discussão e construção de um projeto institucional para o estágio, ainda que respeitando as particularidades de cada área de conhecimento.

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Referências

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

CURADO SILVA, K.; CRUZ, S. P. da S.; COSTA, A. S. F.; CASSETTARI, N. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 17–34, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.573. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/573. Acesso em: 3 dez. 2024.