ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO: A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR REGENTE NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PROFISSIONAL DE EGRESSOS EM PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.593
Abstract views: 738 / PDF downloads: 589

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Egressos de pedagogia, Professor regente

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as contribuições formativas dos professores regentes no estágio curricular supervisionado do curso de licenciatura em Pedagogia para o exercício da docência dos estudantes egressos em seus primeiros anos de atuação profissional. Metodologicamente, a pesquisa se vincula à abordagem qualitativa, ao método de estudo de caso e à aproximação com a realidade através de questionários não-estruturados. A análise dos dados nos permitiu verificar que, apesar de ser cercada por movimentos de aproximações e distanciamentos, a relação estabelecida entre estagiários e professores regentes constitui-se como uma experiência formativa significativa para ambos. Os conhecimentos construídos durante o estágio e as ações desenvolvidas em colaboração tornam-se referências utilizadas de modo recorrente nos anos iniciais de exercício da profissão, reafirmando a importância dos estágios supervisionados no processo de construção identitária dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, v. 23, jul.2018.

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MARTINS, Elcimar Simão. Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis respostas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 28, n. 1, jan. 2020.

ARRUDA, Taiane Oliveira de. Estágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em Educação Física. 2014. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona Edições, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51 ed. São Paulo: Paz e Terra. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2008.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. 172 p.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Revista e ampliada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 3.ed.São Paulo: Cortez, 2008. 296p.

SILVA, Arlete Vieira da. Universidade e escola: no espaço-tempo do estágio alternativas para a interação. Dialogia, São Paulo, n. 20, p. 139-152, jul./dez. 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZABALZA, Miguel Angel. O Estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2014.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

COSTA, E. A. da S.; CASTRO, M. C.; SILVA, J. P. G. da. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO: A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR REGENTE NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PROFISSIONAL DE EGRESSOS EM PEDAGOGIA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 77–89, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.593. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/593. Acesso em: 3 dez. 2024.