O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PÓS-GRADUAÇÃO: ELEMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.626
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Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Pós-Graduação, Formação Docente, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Resumo

O presente trabalho se insere no campo de pesquisa de formação docente para o Ensino Superior e tem como objetivo investigar o estágio supervisionado em docência no âmbito dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem/USP de Ribeirão Preto (EERP), identificando, nas atividades desenvolvidas pelos pós-graduandos, contributos para a formação de professores em diferentes contextos de atuação. Na pesquisa de cunho qualitativo utiliza-se de uma metodologia exploratória com abordagem da análise documental e análise de conteúdo. O corpus da pesquisa consiste no Relatório Final de Estágio no que concerne à análise das atividades desenvolvidas pelos pós-graduandos no Estágio Supervisionado em Docência (ESD), segunda etapa do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), em nível de pós-graduação, na EERP-USP. Os resultados apontam atividades diversificadas que corroboram para a organização do trabalho pedagógico em uma perspectiva crítica, mas apresentam alguns indícios de instrumentalidade quando referidos à concepção de docência.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

MARTIN-FRANCHI, G. O. de O. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PÓS-GRADUAÇÃO: ELEMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 165–179, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.626. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/626. Acesso em: 3 maio. 2024.