CARACTERÍSTICAS ACERCA DA NOÇÃO DE PEDAGOGIA EM ARTIGOS DE ESTAGIÁRIAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.633
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Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Estágio e Docência, Relação teoria e prática, Pedagogia

Resumo

Este estudo analisa artigos escritos por estagiárias de um curso de Pedagogia para debater características acerca da situação pedagógica e da noção de pedagogia. O corpus empírico é formado por 46 artigos de autoria de estudantes, elaborados após a realização do estágio de docência nos anos iniciais. A discussão é conduzida com base nos quatro elementos destacados por Houssaye (2004) como constituintes da pedagogia e da situação pedagógica: ação, enraizamento, rupturas e mediocridade. Do processo de análise, resultam: a necessidade contínua de romper com formas dicotômicas e binárias de pensar a teoria e a prática na formação e na docência; a afirmação das tensões e das contradições como constituintes do fazer educativo; o enraizamento pedagógico-epistêmico e o engajamento ético-profissional como características do ser professor e do fazer pedagogia.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

NÖRNBERG, M.; SOUTO, L. K. CARACTERÍSTICAS ACERCA DA NOÇÃO DE PEDAGOGIA EM ARTIGOS DE ESTAGIÁRIAS DOS ANOS INICIAIS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 49–61, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.633. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/633. Acesso em: 27 abr. 2024.