CARACTERÍSTICAS ACERCA DA NOÇÃO DE PEDAGOGIA EM ARTIGOS DE ESTAGIÁRIAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.633
Abstract views: 417 / PDF downloads: 230

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Estágio e Docência, Relação teoria e prática, Pedagogia

Resumo

Este estudo analisa artigos escritos por estagiárias de um curso de Pedagogia para debater características acerca da situação pedagógica e da noção de pedagogia. O corpus empírico é formado por 46 artigos de autoria de estudantes, elaborados após a realização do estágio de docência nos anos iniciais. A discussão é conduzida com base nos quatro elementos destacados por Houssaye (2004) como constituintes da pedagogia e da situação pedagógica: ação, enraizamento, rupturas e mediocridade. Do processo de análise, resultam: a necessidade contínua de romper com formas dicotômicas e binárias de pensar a teoria e a prática na formação e na docência; a afirmação das tensões e das contradições como constituintes do fazer educativo; o enraizamento pedagógico-epistêmico e o engajamento ético-profissional como características do ser professor e do fazer pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

DEVECHI, C. P. V.; TAUCHEN, G.; TREVISAN, A. L. Teoria e prática nas pesquisas com formação de professores: uma compreensão aberta à interação comunicativa. Educação em revista. Belo Horizonte, v. 28, n. 4, p. 51-76, Dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n4/03.pdf>.

GARCIA, M. M. A. Quimeras do curso de pedagogia: a formação para a docência na educação infantil e nos anos iniciais. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 15, n. 33, p. 91-117, jul./set. 2019. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5278/4000>.

GIMENO SACRISTÁN, J. Tendências investigativas na formação de professores. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG [online], v. 27 (2), p. 21-28, jul/dez 2002. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1697/1667>.

HOUSSAYE, J. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: HOUSSAYE, J.; SOËTARD, M.; HAMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004. Cap. 2, p. 9-46.

LEITE, V. C.; GARCIA, M. M. A. A relação teoria e prática nos discursos sobre estágio e prática de ensino em estudos sobre formação docente. In: NÖRNBERG, M. (Org.). Formação em contextos de estágio e desenvolvimento profissional. São Leopoldo: Oikos, 2017. p.29-51.

MEIRIEU, P. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002. 304 p.

NEVES, A. R. G.; BOFF, D. S. Teoria e prática na formação de professores como mobilizadoras da qualidade na educação. In: FABRIS, E. T. H.; DAL’IGNA, M. C.; SILVA, R. R.D. da (Orgs.). Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 126-145.

NÖRNBERG, M.; OURIQUE M. Por que a docência? Marcadoressociopedagógicos do desenvolvimento profissional de aspirantes à carreira docente.Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 348-364, maio/ago. 2018. Disponívelem: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.

NÓVOA, A. Nada substitui um bom professor. Propostas para uma revolução no campo da formação de professores. In: GATTI, B. A. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo, SP: Editora Unesp, 2013. p. 199-210.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.).Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1999. p.13-34.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. 2007. (Online). 14 p. Disponível em <http://repositorio.ul.pt/handle/10451/687>.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de Leda Beck. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, p.196-229, dez. 2014. Publicadooriginalmentecomo: Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard EducationalReview, v. 57, n. 1, p. 1-21, fev. 1987. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297>.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

NÖRNBERG, M.; SOUTO, L. K. CARACTERÍSTICAS ACERCA DA NOÇÃO DE PEDAGOGIA EM ARTIGOS DE ESTAGIÁRIAS DOS ANOS INICIAIS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 49–61, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.633. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/633. Acesso em: 21 nov. 2024.