A Questão do intelecto na formação do “mestre”
Uma leitura tomasiana
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.685Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o conceito de intelecto apresentado na questão 79 da Suma Teológica com a contribuição do livro A unidade do intelecto contra os Averroístas, a fim de entendê-lo como um conceito perene que nos permite refletir sobre a aprendizagem do ser humano contemporâneo. Para Tomás de Aquino era imprescindível que seus alunos compreendessem o intelecto de modo que contribuísse no processo de ensino quando, futuramente, se tornassem mestres. O intelecto, para ele, era essencial para definir o ser humano como uma espécie capaz de descobrir, aprender e ser responsável por suas ações. Nosso estudo teve como fio condutor a História Social (BLOCH, 2001; BRAUDEL, 1992; LE GOFF, 1990), que considera que os acontecimentos sociais são oriundos das constantes mudanças econômicas, sociais e políticas. A pesquisa possibilitou observar que a concepção de intelecto de Aquino possui princípios essenciais para entendermos o homem como um ser dotado de potencialidade intelectiva.
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