A Questão do intelecto na formação do “mestre”

Uma leitura tomasiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.685
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Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o conceito de intelecto apresentado na questão 79 da Suma Teológica com a contribuição do livro A unidade do intelecto contra os Averroístas, a fim de entendê-lo como um conceito perene que nos permite refletir sobre a aprendizagem do ser humano contemporâneo. Para Tomás de Aquino era imprescindível que seus alunos compreendessem o intelecto de modo que contribuísse no processo de ensino quando, futuramente, se tornassem mestres. O intelecto, para ele, era essencial para definir o ser humano como uma espécie capaz de descobrir, aprender e ser responsável por suas ações. Nosso estudo teve como fio condutor a História Social (BLOCH, 2001; BRAUDEL, 1992; LE GOFF, 1990), que considera que os acontecimentos sociais são oriundos das constantes mudanças econômicas, sociais e políticas. A pesquisa possibilitou observar que a concepção de intelecto de Aquino possui princípios essenciais para entendermos o homem como um ser dotado de potencialidade intelectiva.

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

DE FRANÇA MARTINS, I. C.; OLIVEIRA, T. A Questão do intelecto na formação do “mestre”: Uma leitura tomasiana. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 39–52, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.685. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/685. Acesso em: 21 nov. 2024.