(RE)DISCUTINDO IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM CONTEXTO SERGIPANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.692
Abstract views: 341 / PDF downloads: 292

Palavras-chave:

América Latina, Identidade, Língua Espanhola, Formação de Professor

Resumo

O presente trabalho se propõe a identificar a (in)visibilidade da América Latina na formação de professores de espanhol em Sergipe a partir da experiência no curso de extensão intitulado “Estudos da identidade latino-americana: áreas Mesoamericana e Andina”. Ancorando-se em uma pesquisa qualitativa, utilizou-se o método de pesquisa interpretativista para realizar inferências a partir das respostas do questionário aplicado aos participantes do curso. Com a análise dos questionários, pudemos perceber a pouca visibilidade dada ao estudo da América Latina, visto que todos afirmaram nunca terem participado de um curso semelhante e apenas um se reconhecia como latino-americano. Destarte, a formação de professores de espanhol deve estar alinhada ao propósito de ampliação dos conhecimentos culturais dos países hispânicos, evitando a construção de estereótipos e reducionismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 64 p.

BETHEL, Leslie. A presença britânica no Império dos trópicos. Acervo, v. 22, n. 1, p. 53-66, 2009. Disponível em: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/99. Acesso em: 07 de Jan. de 2023.

DICCIONÁRIO RAE. latino, latina. Disponível em: https://dle.rae.es/latino#Mz1HIZd . Acesso em: 12 de Jan. 2023.

FERES JR., João. Latin America como conceito: a constituição de um outro americano. Teoria e Sociedade, n. 11.2, p. 18-41, Jul-dez, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/3620019/Latin_America_como_conceito_A_constitui%C3%A7%C3%A3o_de_um_outro_americano. Acesso em: 12 de Jan. 2023.

GUIMARÃES, Thiago. Brasileiro despreza identidade latina, mas quer liderança regional, aponta pesquisa. G1, Londres, 21 de dezembro de 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/12/brasileiro-despreza-identidade-latina-mas-quer-lideranca-regional-aponta-pesquisa.html. Acesso em: 18 de Dez. de 2022.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro. DP&A editora, 2006.

IRINEU, Lucineudo Machado. Memória sobre a América Latina na formação de professores de espanhol. LIMA, Lucilena Mendonça de (Org.). A (in)visibilidade da América Latina na formação do professor de Espanhol. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

LESSA, Giane da Silva. Memórias e identidades latino-americanas invisíveis e silenciadas no ensino-aprendizagem de espanhol e o papel político do professor. In: ZOLIN-VESZ, Fernando (org.). A (in) visibilidade da América Latina no ensino de espanhol. Campinas: Pontes, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A, São Paulo, v. 10, n. 2, 1994, p. 329-338. https://revistas.pucsp.br/delta/article/view/45412. Acesso em: 04 de Agosto de 2023.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: Problematização dos Construtos que Têm Orientado a Pesquisa. In: MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006.

PARAQUETT, Márcia. Espanhol, língua estrangeira: um objeto fundamental. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, v. 3, p. 117-128, 1998. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/325. Acesso em: 10 de mar. de 2020. DOI: https://doi.org/10.17851/2238-3824.3.0.117-128

PARAQUETT, Márcia. Lingüística Aplicada, inclusión social y aprendizaje de español en contexto latinoamericano. Revista Nebrija de Lingüística Aplicada a la enseñanza de lenguas, 2009, 6: 1-23. Disponível em: https://revistas.nebrija.com/revista-linguistica/article/view/114. Acesso em 20 de dez. de 2019.

PARAQUETT, Márcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/ aprendizagem de espanhol para brasileiros In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de & Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010, p. 137-156.

PIZARRO, Ana. El sur y los trópicos: ensayos de cultura latinoamericana. Universidad de Alicante, 2004.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú indígena, v. 13, n. 29, p. 11-20, 1992. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6354075/mod_resource/content/1/QUIJANO_modernidade_colonialidade.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2023.

SILVA JÚNIOR, Antônio Carlos; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, UEMG, Ano 2, No. 2. Edição Especial Dossiê SULear. Setembro/ 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4154. Acesso em: 03 de Agosto de 2023.

TANCREDI, Leticia Di Maio. A dificuldade de Incorporação da Sociedade Brasileira a Uma Identidade Latino-Americana. Contexto Internacional, n. 41, p. 12-19, Enero-Abril, 2016. Disponível em: http://www.fundamentar.com/archivos/publicaciones/contexto_internacional/pdf/CI%2041/Tancredi.pdf. Acesso em: 20 de Jan. de 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

ANJOS, A.; FONSECA, J. N. .; CRUZ, L. dos S. (RE)DISCUTINDO IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM CONTEXTO SERGIPANO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 115–126, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i33.692. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/692. Acesso em: 23 nov. 2024.