(RE)DISCUTINDO IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM CONTEXTO SERGIPANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.692
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Palavras-chave:

América Latina, Identidade, Língua Espanhola, Formação de Professor

Resumo

O presente trabalho se propõe a identificar a (in)visibilidade da América Latina na formação de professores de espanhol em Sergipe a partir da experiência no curso de extensão intitulado “Estudos da identidade latino-americana: áreas Mesoamericana e Andina”. Ancorando-se em uma pesquisa qualitativa, utilizou-se o método de pesquisa interpretativista para realizar inferências a partir das respostas do questionário aplicado aos participantes do curso. Com a análise dos questionários, pudemos perceber a pouca visibilidade dada ao estudo da América Latina, visto que todos afirmaram nunca terem participado de um curso semelhante e apenas um se reconhecia como latino-americano. Destarte, a formação de professores de espanhol deve estar alinhada ao propósito de ampliação dos conhecimentos culturais dos países hispânicos, evitando a construção de estereótipos e reducionismos.

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

ANJOS, A.; FONSECA, J. N. .; CRUZ, L. dos S. (RE)DISCUTINDO IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM CONTEXTO SERGIPANO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 115–126, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i33.692. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/692. Acesso em: 13 jul. 2024.