(RE)DISCUTINDO IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM CONTEXTO SERGIPANO
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.692Mots-clés :
América Latina, Identidade, Língua Espanhola, Formação de ProfessorRésumé
O presente trabalho se propõe a identificar a (in)visibilidade da América Latina na formação de professores de espanhol em Sergipe a partir da experiência no curso de extensão intitulado “Estudos da identidade latino-americana: áreas Mesoamericana e Andina”. Ancorando-se em uma pesquisa qualitativa, utilizou-se o método de pesquisa interpretativista para realizar inferências a partir das respostas do questionário aplicado aos participantes do curso. Com a análise dos questionários, pudemos perceber a pouca visibilidade dada ao estudo da América Latina, visto que todos afirmaram nunca terem participado de um curso semelhante e apenas um se reconhecia como latino-americano. Destarte, a formação de professores de espanhol deve estar alinhada ao propósito de ampliação dos conhecimentos culturais dos países hispânicos, evitando a construção de estereótipos e reducionismos.
Téléchargements
Références
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 64 p.
BETHEL, Leslie. A presença britânica no Império dos trópicos. Acervo, v. 22, n. 1, p. 53-66, 2009. Disponível em: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/99. Acesso em: 07 de Jan. de 2023.
DICCIONÁRIO RAE. latino, latina. Disponível em: https://dle.rae.es/latino#Mz1HIZd . Acesso em: 12 de Jan. 2023.
FERES JR., João. Latin America como conceito: a constituição de um outro americano. Teoria e Sociedade, n. 11.2, p. 18-41, Jul-dez, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/3620019/Latin_America_como_conceito_A_constitui%C3%A7%C3%A3o_de_um_outro_americano. Acesso em: 12 de Jan. 2023.
GUIMARÃES, Thiago. Brasileiro despreza identidade latina, mas quer liderança regional, aponta pesquisa. G1, Londres, 21 de dezembro de 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/12/brasileiro-despreza-identidade-latina-mas-quer-lideranca-regional-aponta-pesquisa.html. Acesso em: 18 de Dez. de 2022.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro. DP&A editora, 2006.
IRINEU, Lucineudo Machado. Memória sobre a América Latina na formação de professores de espanhol. LIMA, Lucilena Mendonça de (Org.). A (in)visibilidade da América Latina na formação do professor de Espanhol. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
LESSA, Giane da Silva. Memórias e identidades latino-americanas invisíveis e silenciadas no ensino-aprendizagem de espanhol e o papel político do professor. In: ZOLIN-VESZ, Fernando (org.). A (in) visibilidade da América Latina no ensino de espanhol. Campinas: Pontes, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A, São Paulo, v. 10, n. 2, 1994, p. 329-338. https://revistas.pucsp.br/delta/article/view/45412. Acesso em: 04 de Agosto de 2023.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: Problematização dos Construtos que Têm Orientado a Pesquisa. In: MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006.
PARAQUETT, Márcia. Espanhol, língua estrangeira: um objeto fundamental. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, v. 3, p. 117-128, 1998. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/325. Acesso em: 10 de mar. de 2020. DOI: https://doi.org/10.17851/2238-3824.3.0.117-128
PARAQUETT, Márcia. Lingüística Aplicada, inclusión social y aprendizaje de español en contexto latinoamericano. Revista Nebrija de Lingüística Aplicada a la enseñanza de lenguas, 2009, 6: 1-23. Disponível em: https://revistas.nebrija.com/revista-linguistica/article/view/114. Acesso em 20 de dez. de 2019.
PARAQUETT, Márcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/ aprendizagem de espanhol para brasileiros In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de & Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010, p. 137-156.
PIZARRO, Ana. El sur y los trópicos: ensayos de cultura latinoamericana. Universidad de Alicante, 2004.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú indígena, v. 13, n. 29, p. 11-20, 1992. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6354075/mod_resource/content/1/QUIJANO_modernidade_colonialidade.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2023.
SILVA JÚNIOR, Antônio Carlos; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, UEMG, Ano 2, No. 2. Edição Especial Dossiê SULear. Setembro/ 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4154. Acesso em: 03 de Agosto de 2023.
TANCREDI, Leticia Di Maio. A dificuldade de Incorporação da Sociedade Brasileira a Uma Identidade Latino-Americana. Contexto Internacional, n. 41, p. 12-19, Enero-Abril, 2016. Disponível em: http://www.fundamentar.com/archivos/publicaciones/contexto_internacional/pdf/CI%2041/Tancredi.pdf. Acesso em: 20 de Jan. de 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Acassia ANJOS, Jonathan Nascimento FONSECA, Liliane dos Santos CRUZ (Autor) 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.