EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PARA DOCÊNCIA EM NARRAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.694
Abstract views: 218 / PDF downloads: 177

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente. Experiência. Educação superior. Pesquisa narrativa.

Resumo

Apresentam-se neste artigo reflexões sobre uma investigação em desenvolvimento que conta com a participação de um grupo de docentes experientes e iniciantes que atuam na Educação Superior. São reflexões que partem das seguintes indagações: Como os docentes narram a constituição da docência na educação superior por meio das experiências que vivenciam nos processos identitários? Que dilemas e desafios são experienciados pelos docentes em contextos específicos de produção de conhecimentos e saberes profissionais? Alguns dos resultados são apresentados aqui, com foco na análise narrativas de dois professores experientes. Ancorados nos fundamentos ontológico e epistemológico da narrative inquiry, assumimos a perspectiva da Pesquisa Narrativa, cuja centralidade se encontra na compreensão da singularidade da experiência, tecida na tridimensionalidade narrativa que envolve relações, tempos e lugares. Buscamos compreender a constituição da docência como fenômeno narrativo, que sinalizam os epistemes que orientam o trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

BOLZAN, D. P.V.; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, Porto Alegre, ano XXIX, v. 60, n. 3, p. 489-501, set./dez. 2006.

BOLZAN, D. P.V.; ISAIA, S. M. A. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 13-26, jan./abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3043

CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In LARROSA, J. (et.al.) Déjame que te Cuente Ensayos sobre Narrativas y Educación. Barcelona: Ed. Laertes, 1995.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Tradução grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlandia: EDUFU, 2011.

CUNHA, M. I. Pressupostos do desenvolvimento profissional docente e o assessoramento pedagógico na universidade em exame. XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO – ISSN 2219-6854 Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización. México, 2016.

CUNHA, M. I. da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção.Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.6-11. ISSN 1981-2582. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725

DEWEY, J. Experiência e Educação. tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. da Puc-Rio/Apicuri, 2016

ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas. Brasília, v. 14, n. 26, p. 25-42, jan./jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3424

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

NEVES; J. G.; AMORIM; V. F.; FRISON, L. M. B. O conceito de formação na pesquisa (auto)biográfica: a complexidade como paradigma emergente e o método (auto)biográfico como síntese. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-17, e3129095, jan./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14244/198271993129

NÓVOA, A. AMANTE, L. Em busca da liberdade: a pedagogia universitária do nosso tempo. REDU, vol. 13, n. 1, janeiro-abril, 2015, p. 21-34. DOI: https://doi.org/10.4995/redu.2015.6441

NÓVOA, A. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

PASSEGGI, M. C. Nada para a criança, sem a criança: o reconhecimento de sua palavra para a pesquisa (auto)biográfica. In: MIGNOT, A. C., SAMPAIO, C. S., & PASSEGGI, M. C. (orgs.) Infância, aprendizagem e exercício da escrita. Curitiba, PR: CRV, 2014, p. 133-148.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L.G. C. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014, 279p.

SHULMAN L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. cadernos cenpec | São Paulo | v.4 | n.2 | p.196-229 | dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.18676/2237-998322014293

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

MONTEIRO, F. M. de A.; AIMI, D. R. da S.; MARIANI, F. EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PARA DOCÊNCIA EM NARRAÇÕES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 47–59, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i33.694. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/694. Acesso em: 1 mar. 2024.