EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PARA DOCÊNCIA EM NARRAÇÕES
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.694Mots-clés :
Desenvolvimento profissional docente. Experiência. Educação superior. Pesquisa narrativa.Résumé
Apresentam-se neste artigo reflexões sobre uma investigação em desenvolvimento que conta com a participação de um grupo de docentes experientes e iniciantes que atuam na Educação Superior. São reflexões que partem das seguintes indagações: Como os docentes narram a constituição da docência na educação superior por meio das experiências que vivenciam nos processos identitários? Que dilemas e desafios são experienciados pelos docentes em contextos específicos de produção de conhecimentos e saberes profissionais? Alguns dos resultados são apresentados aqui, com foco na análise narrativas de dois professores experientes. Ancorados nos fundamentos ontológico e epistemológico da narrative inquiry, assumimos a perspectiva da Pesquisa Narrativa, cuja centralidade se encontra na compreensão da singularidade da experiência, tecida na tridimensionalidade narrativa que envolve relações, tempos e lugares. Buscamos compreender a constituição da docência como fenômeno narrativo, que sinalizam os epistemes que orientam o trabalho docente.
Téléchargements
Références
BOLZAN, D. P.V.; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, Porto Alegre, ano XXIX, v. 60, n. 3, p. 489-501, set./dez. 2006.
BOLZAN, D. P.V.; ISAIA, S. M. A. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 13-26, jan./abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3043
CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In LARROSA, J. (et.al.) Déjame que te Cuente Ensayos sobre Narrativas y Educación. Barcelona: Ed. Laertes, 1995.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Tradução grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlandia: EDUFU, 2011.
CUNHA, M. I. Pressupostos do desenvolvimento profissional docente e o assessoramento pedagógico na universidade em exame. XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO – ISSN 2219-6854 Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización. México, 2016.
CUNHA, M. I. da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção.Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.6-11. ISSN 1981-2582. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725
DEWEY, J. Experiência e Educação. tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. da Puc-Rio/Apicuri, 2016
ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas. Brasília, v. 14, n. 26, p. 25-42, jan./jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3424
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
NEVES; J. G.; AMORIM; V. F.; FRISON, L. M. B. O conceito de formação na pesquisa (auto)biográfica: a complexidade como paradigma emergente e o método (auto)biográfico como síntese. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-17, e3129095, jan./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14244/198271993129
NÓVOA, A. AMANTE, L. Em busca da liberdade: a pedagogia universitária do nosso tempo. REDU, vol. 13, n. 1, janeiro-abril, 2015, p. 21-34. DOI: https://doi.org/10.4995/redu.2015.6441
NÓVOA, A. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
PASSEGGI, M. C. Nada para a criança, sem a criança: o reconhecimento de sua palavra para a pesquisa (auto)biográfica. In: MIGNOT, A. C., SAMPAIO, C. S., & PASSEGGI, M. C. (orgs.) Infância, aprendizagem e exercício da escrita. Curitiba, PR: CRV, 2014, p. 133-148.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L.G. C. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014, 279p.
SHULMAN L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. cadernos cenpec | São Paulo | v.4 | n.2 | p.196-229 | dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.18676/2237-998322014293
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Filomena M. de Arruda Monteiro, Deusodete Rita da Silva Aimi, Fabio Mariani (Autor) 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.