PRÁTICAS DE ENSINO PARA LEITURA E LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE: EFEITOS E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e769
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Palavras-chave:

Formação de professores, práticas de leitura, leitura de literatura, Moçambique

Resumo

O presente artigo tem por tema o estudo das práticas de leitura e leitura literária no curso de formação de professores primários em Moçambique. O principal objetivo é discutir a relação existente entre as práticas de leitura desenvolvidas no curso de formação de professores primários, os conteúdos do programa de disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e o modo de ensino de leitura de literatura em uma escola primária. A pesquisa é do tipo etnográfico e foi conduzida por meio de estudos bibliográficos, documentais e de campo. A análise do material produzido fundamentou-se na perspectiva do ensino da leitura com uma abordagem cultural. Esta análise evidenciou que, nas duas instituições pesquisadas, estimulam-se mais as práticas de leitura como busca de conhecimento e de informação, e a grade de disciplinas do curso não tem conteúdos específicos que abordem o ensino de leitura literária. A partir disso, sugere-se que os currículos de formação de professores possam se alicerçar sobre três bases: conhecimentos científicos, formação didático-pedagógica e formação ética e política.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

CASTIGO, J. F.; GUEDES-PINTO, A. L. PRÁTICAS DE ENSINO PARA LEITURA E LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE: EFEITOS E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e769, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e769. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e769. Acesso em: 27 nov. 2024.