PRÁTICAS DE ENSINO PARA LEITURA E LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE: EFEITOS E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e769
Abstract views: 116 / PDF downloads: 25

Palavras-chave:

Formação de professores, práticas de leitura, leitura de literatura, Moçambique

Resumo

O presente artigo tem por tema o estudo das práticas de leitura e leitura literária no curso de formação de professores primários em Moçambique. O principal objetivo é discutir a relação existente entre as práticas de leitura desenvolvidas no curso de formação de professores primários, os conteúdos do programa de disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e o modo de ensino de leitura de literatura em uma escola primária. A pesquisa é do tipo etnográfico e foi conduzida por meio de estudos bibliográficos, documentais e de campo. A análise do material produzido fundamentou-se na perspectiva do ensino da leitura com uma abordagem cultural. Esta análise evidenciou que, nas duas instituições pesquisadas, estimulam-se mais as práticas de leitura como busca de conhecimento e de informação, e a grade de disciplinas do curso não tem conteúdos específicos que abordem o ensino de leitura literária. A partir disso, sugere-se que os currículos de formação de professores possam se alicerçar sobre três bases: conhecimentos científicos, formação didático-pedagógica e formação ética e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2003.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.

____________. Literatura não é luxo. É a base para construção de si mesmo. (Entrevista). Revista Nova Escola. Edição de 01 ago. 2014. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/928/teresa-colomer-literatura-nao-e-luxo-e-a-base-para-a-construcao-de-si-mesmo>. Acesso em: 03 fev. 2021

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COVANE, Micaela Sílvia Simão. F. Literatura Infantil e Formação do Leitor no Ensino Básico de Moçambique: Orientações Didáticas em Programas de ensino e nos Livros Didáticos da 1ª e 2ª classes. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Marília (SP), 2021.

FUMO, Oscar Alexandre. O Ensino de Literatura e a Formação de Leitores: práticas didático-pedagógicas nas aulas de português em Moçambique. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2019.

GERALDI, João Wanderley. (Org). Prática da Leitura na Escola. In: O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2001, p. 88-103.

GOMES, Aldónio et al. Guia do Professor de Língua Portuguesa. I Vol. 1º Nível. Lisboa (Portugal): Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.

INDE/Moçambique. Programa de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Maputo: [S.n], 2006.

______. Português, Programa da 8ª Classe. Maputo: [S.n], 2010.

______. Português, Programa da 9ª Classe. Maputo: [S.n], 2010.

______. Português, Programa da 10ª Classe. Maputo: [S.n], 2010.

______. Português, Programa da 11ª Classe. Maputo: [S.n], 2010.

______. Programas das Disciplinas do 1º Ciclo do Ensino Primário. Maputo: [S.n], 2015.

______. Programas das Disciplinas do 2º Ciclo do Ensino Primário. Maputo: [S.n], 2015.

______. Programas das Disciplinas do 3º Ciclo do Ensino Primário. Maputo: [S.n], 2015.

LAJOLO, Marisa. Meus alunos não gostam de ler... O que eu faço? CEFIEL, São Paulo: Unicamp, MEC, 2005.

MENEGASSI, Renilson; ANGELO, Cristiane. Conceitos de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org.). Leitura e ensino. 2 ed. Maringá: Eduem, 2010, p. 15-40.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 18/2018, de 28 de Dezembro. Estabelece o regime jurídico da Lei do Sistema Nacional de Educação na República de Moçambique. Maputo: Imprensa Nacional, 2018.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na Escola e na Biblioteca. São Paulo: Papirus, 1986.

SILVA, Ezequiel Theodoro. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOARES, Magda. Contribuições dos estudos linguísticos para alfabetização e o letramento – ALAB. Associação de Linguística Aplicada do Brasil. 2 set. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DQBKFrlklwY>. Acesso em: 24 de set. 2020.

TODOROV, Tzvetan. Literatura não é teoria, é paixão. (Entrevista). Revista Bravo. Edição de fev. 2010. Disponível em: https://www.terapiadapalavra.com.br/tzvetan-todorov-literatura-nao-e-teoria-e-paixao/. Acesso em: 23 de nov. 2020.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

CASTIGO, J. F.; GUEDES-PINTO, A. L. PRÁTICAS DE ENSINO PARA LEITURA E LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE: EFEITOS E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e769, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e769. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e769. Acesso em: 21 nov. 2024.