PRÁTICAS DE ENSINO PARA LEITURA E LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE: EFEITOS E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e769Palavras-chave:
Formação de professores, práticas de leitura, leitura de literatura, MoçambiqueResumo
O presente artigo tem por tema o estudo das práticas de leitura e leitura literária no curso de formação de professores primários em Moçambique. O principal objetivo é discutir a relação existente entre as práticas de leitura desenvolvidas no curso de formação de professores primários, os conteúdos do programa de disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e o modo de ensino de leitura de literatura em uma escola primária. A pesquisa é do tipo etnográfico e foi conduzida por meio de estudos bibliográficos, documentais e de campo. A análise do material produzido fundamentou-se na perspectiva do ensino da leitura com uma abordagem cultural. Esta análise evidenciou que, nas duas instituições pesquisadas, estimulam-se mais as práticas de leitura como busca de conhecimento e de informação, e a grade de disciplinas do curso não tem conteúdos específicos que abordem o ensino de leitura literária. A partir disso, sugere-se que os currículos de formação de professores possam se alicerçar sobre três bases: conhecimentos científicos, formação didático-pedagógica e formação ética e política.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2003.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.
____________. Literatura não é luxo. É a base para construção de si mesmo. (Entrevista). Revista Nova Escola. Edição de 01 ago. 2014. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/928/teresa-colomer-literatura-nao-e-luxo-e-a-base-para-a-construcao-de-si-mesmo>. Acesso em: 03 fev. 2021
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COVANE, Micaela Sílvia Simão. F. Literatura Infantil e Formação do Leitor no Ensino Básico de Moçambique: Orientações Didáticas em Programas de ensino e nos Livros Didáticos da 1ª e 2ª classes. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Marília (SP), 2021.
FUMO, Oscar Alexandre. O Ensino de Literatura e a Formação de Leitores: práticas didático-pedagógicas nas aulas de português em Moçambique. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2019.
GERALDI, João Wanderley. (Org). Prática da Leitura na Escola. In: O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2001, p. 88-103.
GOMES, Aldónio et al. Guia do Professor de Língua Portuguesa. I Vol. 1º Nível. Lisboa (Portugal): Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.
INDE/Moçambique. Programa de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Maputo: [S.n], 2006.
______. Português, Programa da 8ª Classe. Maputo: [S.n], 2010.
______. Português, Programa da 9ª Classe. Maputo: [S.n], 2010.
______. Português, Programa da 10ª Classe. Maputo: [S.n], 2010.
______. Português, Programa da 11ª Classe. Maputo: [S.n], 2010.
______. Programas das Disciplinas do 1º Ciclo do Ensino Primário. Maputo: [S.n], 2015.
______. Programas das Disciplinas do 2º Ciclo do Ensino Primário. Maputo: [S.n], 2015.
______. Programas das Disciplinas do 3º Ciclo do Ensino Primário. Maputo: [S.n], 2015.
LAJOLO, Marisa. Meus alunos não gostam de ler... O que eu faço? CEFIEL, São Paulo: Unicamp, MEC, 2005.
MENEGASSI, Renilson; ANGELO, Cristiane. Conceitos de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org.). Leitura e ensino. 2 ed. Maringá: Eduem, 2010, p. 15-40.
MOÇAMBIQUE. Lei nº 18/2018, de 28 de Dezembro. Estabelece o regime jurídico da Lei do Sistema Nacional de Educação na República de Moçambique. Maputo: Imprensa Nacional, 2018.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na Escola e na Biblioteca. São Paulo: Papirus, 1986.
SILVA, Ezequiel Theodoro. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SOARES, Magda. Contribuições dos estudos linguísticos para alfabetização e o letramento – ALAB. Associação de Linguística Aplicada do Brasil. 2 set. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DQBKFrlklwY>. Acesso em: 24 de set. 2020.
TODOROV, Tzvetan. Literatura não é teoria, é paixão. (Entrevista). Revista Bravo. Edição de fev. 2010. Disponível em: https://www.terapiadapalavra.com.br/tzvetan-todorov-literatura-nao-e-teoria-e-paixao/. Acesso em: 23 de nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Fernando CASTIGO, Ana Lúcia GUEDES-PINTO (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.